menu
Campanha alerta população sobre importância da prevenção ao suicídio

Campanha alerta população sobre importância da prevenção ao suicídio

Ações incluem distribuição de material educativo, capacitação de profissionais e atendimentos em unidades de saúde mental
Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou a campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio, valorização da vida e promoção da saúde mental. Com o slogan “Se precisar, peça ajuda”, a iniciativa busca reduzir estigmas, estimular o diálogo e encorajar pessoas a buscarem ou oferecerem apoio.

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado nesta quarta-feira (10), seguem até o dia 26, sob coordenação da Gerência de Saúde Mental da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES. Entre as ações previstas estão distribuição de material educativo e capacitação de profissionais.

Segundo a gerente de Saúde Mental da SES, Nathália Santos, é necessário ampliar a conscientização sobre o tema. “É fundamental falarmos sobre essa problemática para desconstruir estigmas relacionados ao cuidado em saúde mental, para que pessoas em momentos difíceis busquem ajuda, além de propor estratégias de cuidado e promoção do bem-viver”, afirmou.

SINAIS DE ALERTA

A gerente destacou alguns sinais que podem indicar necessidade de atenção, como isolamento, distanciamento de familiares e amigos, mudanças bruscas de humor, abandono do autocuidado e falas relacionadas à falta de sentido da vida. Comentários que sugerem despedidas, dificuldades cognitivas, fadiga, aumento do consumo de álcool ou drogas e comportamentos autodestrutivos também devem ser observados.

Ela acrescentou que indicadores de risco podem aparecer em ambientes digitais, como postagens sobre morte, desesperança ou participação em grupos que incentivam pensamentos suicidas.

ATENDIMENTO

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS) e funcionam como porta de entrada para atendimento em saúde mental, sem necessidade de agendamento prévio.

Além dos Caps, a população pode procurar Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Há ainda a escuta emergencial do Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível gratuitamente pelo telefone 188. Em situações de risco iminente, os serviços de emergência devem ser acionados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

 

Facebook