Gustavo Sebba propõe Título de Cidadania Goiana ao padre candango Lano Alves da Costa
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 10841/22, que concede o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao candango Lano Alves da Costa, que é padre da Igreja Católica Apostólica Romana. “Atualmente, padre Lano exerce suas funções paroquiais no município de Vazante (MG), mas com histórico consolidado em Goiás”, coloca Sebba, ao justificar sua iniciativa parlamentar.
“Padre Lano nasceu em 30 de junho de 1978, em Brasília-DF, filho de Antônio Costa Filho e Rita Maria Alves Costa, pais nordestinos que vislumbraram no Planalto Central a chance de mudar de vida, mas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos. Em razão disso, incentivaram e fizeram com que o filho tivesse uma vida dedicada à educação. Padre Lano foi professor em Cidade Ocidental-GO, se dedicando à formação catequética, evangelização e formação integral dos jovens”, frisa o deputado.
E acrescenta: “Posteriormente, trabalhou com o ensino de Ciências, Língua Portuguesa e Ensino Religioso em Novo Gama (GO). Entre 1996 e 2000 trabalhou como professor temporário em diversas escolas de Goiás e do Distrito Federal, com foco no acompanhamento de crianças com deficiências físicas e autistas”.
Diz mais Gustavo Sebba: “De volta a Novo Gama desempenhou por 10 anos o papel de diretor escolar na rede pública. Nesse interim, também atuou na Câmara dos Deputados, como assessor técnico na Comissão de Meio Ambiente e Minorias. Em 2004 formou-se em Biologia pela Universidade Católica de Goiás. Em 2008 concluiu mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma”.
Salienta, ainda, o deputado: “Ao longo de décadas desenvolveu diversos projetos de Educação Ambiental, incluindo a conscientização sobre a sustentabilidade no currículo das unidades de ensino onde atuou. Além disso, dedicou-se ao sacerdócio, desempenhando o papel de coordenador da mitra diocesana de Paracatu-MG, participando de debates em comunidades de reformas agrárias e quilombolas e campanhas da fraternidade”.
E conclui: “Como pároco de Nossa Senhora da Lapa, acolhe diversos romeiros que peregrinam de Goiás rumo a Vazante-MG para agradecer pelas graças alcançadas e renovar a fé. Por todo o exposto, é justa e oportuna a presente concessão”.
Assinado por outros deputados, o processo tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, onde foi distribuído ao deputado Rubens Marques (UB), para a devida relatoria.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
Facebook