menu
Programa estadual para tratamento da endometriose está em análise na CCJ

Programa estadual para tratamento da endometriose está em análise na CCJ

Programa estadual para tratamento da endometriose está em análise na CCJ

Com o objetivo de assegurar a saúde das mulheres, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), analisa a proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que institui, em Goiás, o Programa Estadual de Tratamento da Endometriose. A matéria encontra-se protocolada na casa sob o nº 10471/22.

Seu texto estabelece que caberá ao poder público, por meio do sistema de saúde, realizar a detecção precoce da doença, avaliações médicas periódicas, exames laboratoriais, além de campanhas de conscientização e orientação nos municípios goianos. Para isso, na justificativa da matéria, a deputada propõe cooperações entre a rede de saúde pública e privada e divulgação nas escolas, eventos públicos, congressos e palestras médicas promovidos e realizados pelo Governo de Goiás.

A parlamentar aponta também a importância da saúde das mulheres para justificar a medida. Ela pontua que dores intensas e infertilidade são efeitos colaterais da doença e, por isso, o tratamento adequado e diagnóstico precoce são essenciais para efetividade do tratamento. Accorsi ressalta, ainda, o impacto financeiro que a endometriose ocasiona aos cofres públicos: mais de 183 bilhões de reais foram gastos em 2012 com hospitalizações e internações.

Na CCJ, a proposta aguarda designação de um relator que ficará a cargo de analisar constitucionalmente a medida. Caso emita parecer favorável e o colegiado vote com o relator, a matéria pode ser encaminhada para análise de comissões temáticas, ou seguir diretamente para votação em duas fases em Plenário. Somente após finalizadas as análises por parte das comissões e a aprovação do Plenário é que a proposta estará apta a seguir para sanção por parte do Poder Executivo.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook