Lissauer Vieira promove homenagem ao Centenário do Rádio no Brasil

Lissauer Vieira promove homenagem ao Centenário do Rádio no Brasil

Lissauer Vieira promove homenagem ao Centenário do Rádio no Brasil

Reforçando a importância da Comunicação como ferramenta de transparência e, também, de transformação da sociedade, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSD), promove, nesta quinta-feira, 8, sessão solene extraordinária em comemoração ao Centenário do Rádio no Brasil. Diversos homenageados receberão da Alego o Certificado do Mérito Legislativo. A cerimônia, que terá início às 20 horas, no plenário Iris Rezende, será presidida pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) e contará com a presença de representantes do setor de radiodifusão de todo o estado. 

Ao justificar a iniciativa, o presidente do Legislativo goiano ressalta a homenagem como uma forma de reconhecimento a todos aqueles que, segundo ele, estão "sintonizados e comprometidos" em levar, diariamente, aos ouvintes dos diversos cantos do estado e de todo o País, informação de credibilidade, temas de interesse público, notícias, debate e entretenimento. 

"Todos nós sabemos da importância que o rádio tem na vida do brasileiro, seja aquele que reside na zona rural ou nos grandes centros urbanos. Em setembro deste ano, o rádio no Brasil completou 100 anos e, durante todo esse tempo, resistiu e se adaptou à chegada das novas tecnologias. Por isso, nada mais justo que homenagear todos os profissionais que têm trilhado esse caminho, sempre sintonizados e comprometidos em levar informação, notícias e entretenimento aos nossos lares", explicou Lissauer. 

Centenário do Rádio no Brasil

Responsável por levar informação e entretenimento até os locais mais remotos, o rádio no Brasil completou 100 anos no dia 7 de setembro deste ano. Foi nessa mesma data, em 1922, durante a comemoração do Centenário da Independência, que os brasileiros ouviram, pela primeira vez, uma transmissão de rádio.

O primeiro conteúdo veiculado por rádio no Brasil, em setembro de 1922, foi o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa. Ele estava no Rio de Janeiro e os aparelhos receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Já a primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, que, também, viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

Após 100 anos da sua criação, o rádio continua sendo uma das mais importantes ferramentas de comunicação, propagando a cultura brasileira, levando informação, promovendo o debate, se reinventando e se adaptando às novas tecnologias.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook