menu
Seminário discute papel dos museus nos 200 anos de Independência

Seminário discute papel dos museus nos 200 anos de Independência

Seminário discute papel dos museus nos 200 anos de Independência

O papel dos museus e da museologia no Bicentenário da Independência do Brasil é tema de discussão que começou ontem (27) e termina hoje (28) no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, na zona norte do Rio.

Chamado de “Museus, Museologia e Ciência: 200 anos de in(ter)dependência, inquietude e utopia”, o seminário terá a programação retomada às 10h30 desta sexta-feira, com conferência da pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Tereza Cristina Moletta Scheiner. 

O tema da conferência é "Museus, formação e afirmação da Museologia no Brasil e na América Latina: dependências, independências ou interdependências"?. O objetivo é ampliar o o olhar para os processos que nossos vizinhos também viveram com o fim da colonização europeia.

No período da tarde, a discussão avança no tempo e aborda a primeira metade do Século 20 à década de 70 na segunda mesa do dia, com três debatedores, sendo um deles o atual diretor do Museu da República, Mário de Souza Chagas.

A virada do Século 20 para o 21 e das perspectivas interdisciplinares à  transdisciplinaridade é o tema da última mesa, que terá Aline Montenegro Magalhães (Museu Paulista/USP), Clóvis Carvalho Britto (UNB) Marília Xavier Cury (Museu de Arqueologia e Etnologia/USP) e Luiz Carlos Borges, do MAST, como mediador.

Para participar, é preciso se inscrever no site do evento. As inscrições custam R$ 50  para profissionais e R$ 25 para estudantes.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Geral

Facebook