menu
Goiânia sedia 2º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras em abril de 2026

Goiânia sedia 2º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras em abril de 2026

Evento científico reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater avanços, inclusão e qualidade de vida de pessoas com TEA e suas famílias
Divulgação

Organizado pela Associação das Mães em Movimento pelo Autismo (MMA), o 2º Congresso Científico Internacional Autismo Sem Fronteiras (ASF) será realizado nos dias 18 e 19 de abril de 2026, em Goiânia. As inscrições foram reabertas no dia 15 de janeiro. Pela segunda vez consecutiva, a capital goiana será palco de debates científicos, intercâmbio de experiências e valorização do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a idealizadora do congresso, a advogada Letícia Amaral, presidente da MMA, a primeira edição superou as expectativas ao reunir mais de 2 mil participantes em abril de 2025, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Para 2026, a proposta é ampliar o alcance científico e social do evento.

“Iremos trazer uma abordagem teórica e experiencial ainda mais interconectada, em prol da ciência, da inovação e da transformação, incluindo também outras comorbidades que podem se manifestar de forma associada em muitas pessoas com TEA”, afirmou.

A programação do congresso pretende estimular um olhar transversal e interdisciplinar sobre o autismo, reunindo diferentes campos do conhecimento para compreender a complexidade do transtorno. De acordo com uma das idealizadoras, Maira Tomo, o foco será fomentar estratégias de inclusão e acessibilidade, contribuindo para a superação de barreiras atitudinais e capacitistas.

“O objetivo é promover a evolução clínica com mais qualidade de vida para pessoas autistas e suas famílias, por meio da divulgação científica contínua e da educação baseada em evidências”, destacou.

Para a consultora de marketing e organizadora Ana Dantas, a edição de 2026 busca integrar ciência e consciência social, reunindo referências nacionais e internacionais nas áreas médica, educacional, social e psicológica. “Queremos inspirar novos padrões de inclusão e desenvolvimento, promovendo um diálogo aberto sobre as múltiplas faces do TEA e outras condições associadas”, ressaltou.

A escolha de Goiânia como sede do evento levou em consideração a posição geográfica estratégica de Goiás, que facilita o acesso de participantes de todas as regiões do país. Para Letícia Amaral, o congresso representa uma oportunidade histórica para o estado liderar o debate científico sobre o autismo e fortalecer políticas inclusivas.

A curadoria científica do evento é assinada pelo neurofisiologista e neurologista infantil Hélio Van der Linden, professor da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, o objetivo é reunir especialistas de referência para capacitar, informar e empoderar profissionais, familiares e a sociedade em geral.

INFORMAÇÕES

  • 2º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras
  • Data: 18 e 19 de abril de 2026
  • Local: Goiânia (GO)
  • Telefone/WhatsApp: (62) 9308-5980
  • E-mail: [email protected]
  • Site: https://autismosemfronteiras.com.br/
  • Instagram: https://www.instagram.com/autismo.sf/

 

Facebook