Divulgação
Organizado pela Associação das Mães em Movimento pelo Autismo (MMA), o 2º Congresso Científico Internacional Autismo Sem Fronteiras (ASF) será realizado nos dias 18 e 19 de abril de 2026, em Goiânia. As inscrições foram reabertas no dia 15 de janeiro. Pela segunda vez consecutiva, a capital goiana será palco de debates científicos, intercâmbio de experiências e valorização do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a idealizadora do congresso, a advogada Letícia Amaral, presidente da MMA, a primeira edição superou as expectativas ao reunir mais de 2 mil participantes em abril de 2025, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Para 2026, a proposta é ampliar o alcance científico e social do evento.
“Iremos trazer uma abordagem teórica e experiencial ainda mais interconectada, em prol da ciência, da inovação e da transformação, incluindo também outras comorbidades que podem se manifestar de forma associada em muitas pessoas com TEA”, afirmou.
A programação do congresso pretende estimular um olhar transversal e interdisciplinar sobre o autismo, reunindo diferentes campos do conhecimento para compreender a complexidade do transtorno. De acordo com uma das idealizadoras, Maira Tomo, o foco será fomentar estratégias de inclusão e acessibilidade, contribuindo para a superação de barreiras atitudinais e capacitistas.
“O objetivo é promover a evolução clínica com mais qualidade de vida para pessoas autistas e suas famílias, por meio da divulgação científica contínua e da educação baseada em evidências”, destacou.
Para a consultora de marketing e organizadora Ana Dantas, a edição de 2026 busca integrar ciência e consciência social, reunindo referências nacionais e internacionais nas áreas médica, educacional, social e psicológica. “Queremos inspirar novos padrões de inclusão e desenvolvimento, promovendo um diálogo aberto sobre as múltiplas faces do TEA e outras condições associadas”, ressaltou.
A escolha de Goiânia como sede do evento levou em consideração a posição geográfica estratégica de Goiás, que facilita o acesso de participantes de todas as regiões do país. Para Letícia Amaral, o congresso representa uma oportunidade histórica para o estado liderar o debate científico sobre o autismo e fortalecer políticas inclusivas.
A curadoria científica do evento é assinada pelo neurofisiologista e neurologista infantil Hélio Van der Linden, professor da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, o objetivo é reunir especialistas de referência para capacitar, informar e empoderar profissionais, familiares e a sociedade em geral.
INFORMAÇÕES
- 2º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras
- Data: 18 e 19 de abril de 2026
- Local: Goiânia (GO)
- Telefone/WhatsApp: (62) 9308-5980
- E-mail: [email protected]
- Site: https://autismosemfronteiras.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/autismo.sf/


Facebook