Política

Comissão Mista aprova seis projetos do Executivo em reunião na tarde desta quarta-feira

Publicado

em


Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 27, a Comissão Mista aprovou um total de oito projetos, sendo seis do Governo, um do Tribunal de Contas do Estado e um de autoria de deputado. O encontro foi conduzido pelo presidente do Colegiado, deputado Dr. Antonio (União Brasil), na sala de comissões do Palácio Maguito Vilela. 

Um dos projetos aprovados foi o de nº 1696/22, que dispõe sobre a revisão contratual de ajustes firmados pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra). O Executivo justifica que a revisão contratual é necessária devido às consequências socioeconômicas da pandemia de covid-19. O texto esclarece que, a partir das alterações de custos, tanto de insumo quanto de serviços de infraestrutura rodoviária e construção civil, tornou-se necessário reequilibrar os ajustes administrativos firmados. O intuito é oferecer segurança jurídica aos contratos existentes na Goinfra, evitando que injustiças sejam cometidas no momento de instabilidade econômica em setores específicos.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atestou a viabilidade jurídica da iniciativa, pois, segundo ela, a proposição está incluída no rol da competência legislativa suplementar. A PGE ressaltou, ainda, que o projeto não estabelece direito ou vantagem, pois consiste apenas na disciplina do referido reequilíbrio contratual decorrente do contexto pandêmico.

A propositura foi relatada favoravelmente pelo deputado Wilde Cambão (PSD) e aprovada com os votos contrários dos deputados Lêda Borges (PSDB), Delegado Eduardo Prado (PL), Alysson Lima (PSB) e Delegado Humberto Teófilo (Patriota).

Confira a seguir a relação dos outros projetos aprovados:

Da Governadoria

Processo nº 1863/22 – autoriza permuta entre o Estado de Goiás e o município de Israelândia de área com 5.975 m² de terreno e aproximadamente 630 m² de área edificada. De acordo com a proposta, a área abrigava o antigo Colégio Estadual José de Assis. A permuta será realizada com o lote que hoje abriga o Colégio Estadual Maria Barreto, com 6.300 m² de terreno e 2.700 m² de área edificada, ambos os imóveis localizados no município de Israelândia, a 200 km da Capital. Relatório favorável do deputado Virmondes Cruvinel. Aprovado o voto em separado do deputado Bruno Peixoto (MDB). Votos contrários dos deputados Delegado Humberto Teófilo e Alysson Lima.

READ  Projetos sobre estímulo ao esporte feminino são destaques hoje

Processo nº 1864/22 – busca autorizar o Poder Executivo do Estado de Goiás a adquirir, por meio de doação onerosa do município de Sítio D’Abadia, o imóvel com 2.419,64 m2. O imóvel está localizado na Rodovia GO-108, Lote 1-A, Quadra 27, Setor Central. Em justificativa à Alego, o governador Ronaldo Caiado (UB) ressalta que, de acordo com o titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEL), o recebimento da doação visa à execução do convênio firmado entre a pasta e o Ministério da Cidadania, que disponibilizará o valor de R$ 2.000.000,00 para a construção de campos de futebol soçaite em 10 municípios goianos. Relatado favoravelmente pelo deputado Francisco Oliveira (MDB).

Processo nº 1865/22 – Autoriza a abertura de crédito especial destinado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) até o valor de R$ 4 milhões. Em justificativa à Alego, o governador Ronaldo Caiado (UB) coloca que a finalidade é cobrir as despesas a serem realizadas na Fonte 15000100 – Recursos não vinculados de impostos – Receitas Ordinárias, Grupo 05 – Inversões Financeiras. “Especificamente, objetiva-se adquirir um biodigestor, conforme o Estudo Técnico Preliminar (ETP) apresentado pelas Centrais de Abastecimento de Goiás S/A – CEASA/GO, para o processamento e o gerenciamento de resíduos sólidos com foco na produção de biofertilizantes e na redução de despesas com aterro sanitário”. Relatado favoravelmente pelo deputado Francisco Oliveira (MDB).

Processo nº 1866/22 – Altera a Lei Estadual nº 16.690, de 2009, que trata dos valores das bolsas de mestrado, doutorado e apoio técnico à pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). Relatado favoravelmente pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB). Relatório com parecer favorável do deputado Virmondes Cruvinel. Aprovado voto em separado do deputado Bruno Peixoto.

READ  Governadoria propõe adequar penalizações aos beneficiários de programas estaduais

Processo nº 1867/22 – Governadoria – Autoriza a abertura de crédito aos órgãos e fundos especificados. Relatado favoravelmente pelo deputado Wilde Cambão (PSD). Solicitaram vista os deputados: Karlos Cabral, Delegada Adriana Accorsi, Antônio Gomide, Delegado Humberto Teófilo, Delegado Eduardo Prado, Zé Carapô e Major Araújo. Relato pelo deputado Wilde Cambão, com parecer favorável.

Do TCE

Processo nº 1849/22 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – altera a Lei Estadual nº 15.122, de 4 de fevereiro de 2005. De acordo com o texto da matéria, a alteração legislativa trata da reorganização do funcionamento do TCE, com a adoção de um único turno de funcionamento de seis horas diárias e ininterruptas, tanto para a execução dos trabalhos dos servidores quanto para o atendimento do público externo. “Obviamente que não haverá qualquer incremento, impacto ou aumento de despesa com pessoal, pelo contrário, almeja-se com a medida a redução de gastos com a máquina administrativa, sem prejudicar ou diminuir a qualidade do serviço”, destaca o texto do projeto. O relatório é do deputado Chico KGL, cujo parecer foi favorável.

De parlamentar

Processo nº 6532/21 – deputado Amilton Filho (MDB) – denomina Adyr José do Nascimento, a GO-451, no trecho entre os municípios de Campo Limpo de Goiás e o trevo de Nerópolis/Ouro Verde. Relatório com parecer favorável do deputado Delegado Humberto Teófilo.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA