Política

Projetos sobre estímulo ao esporte feminino são destaques hoje

Publicado

em


A sessão deliberativa do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desta quarta-feira, 20, deve contar com 96 processos legislativos na pauta para apreciação dos deputados. Com início às 9 horas, a reunião será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares no plenário Iris Rezende e parte de forma remota, a partir de suas residências ou escritórios.  

Todas as matérias pautadas para a sessão são projetos de lei de iniciativa parlamentar, sendo 20 propostas em fase de votação definitiva, 49 em primeira apreciação, e 26 pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Há ainda, em apreciação única, um processo que trata da apresentação à Câmara dos Deputados, de uma Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC). 

Além destas matérias já constantes da pauta, o Plenário deve receber também outras três proposituras que foram apreciadas em reuniões da Comissão Mista e da CCJ no final do expediente na terça-feira, 19. As referidas matérias tratam de convocação de policiais e bombeiros para atuarem em colégios e escolas militares, de concessão de título de cidadania e declaração de utilidade pública.  

Incentivo ao esporte 

Dentre as matérias constantes da pauta de votações, destaque para duas propostas do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que propõem estímulo ao esporte em Goiás. A primeira delas, protocolada na casa sob o nº 2003/19, tem o objetivo de alterar a Lei nº 14.546, de 30 de setembro de 2003, que delibera sobre a criação do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (Proesporte). A mudança visa fomentar e garantir maior incentivo à prática de esportes femininos. 

READ  Tem quadrilha? Tem, sim sinhô!

O deputado justifica sua iniciativa alegando que é necessário que se faça algo para incentivar as equipes femininas, para que essas atletas tenham apoio durante todo o ano, da mesma forma que os jogadores profissionais de futebol. “Uma das mudanças na lei é que fica garantido no mínimo 10% dos créditos esportivos para aplicação exclusivamente em projetos de desporto feminino”, destaca. 

Eduardo Prado ressalta, também, que o direito à igualdade de oportunidades tem sido uma das principais lutas das esportistas e que, atualmente, em Goiás, o Proesporte é um benefício que premia atletas de modalidades coletivas e individuais, de alto rendimento. “Os incentivos do programa podem ser utilizados para cobrir gastos com alimentação, educação, saúde, inscrições em competições esportivas, transporte e aquisição de materiais esportivos.” 

O segundo projeto em pauta, que trata do mesmo tema, é o de nº 2243/19. Com o mesmo objetivo da proposta anterior, este projeto visa garantir maior estímulo ao desenvolvimento da prática esportiva feminina, com cota de 10%, oriundos, desta vez, do programa Pró-Atleta.  

O parlamentar reitera que o direito à igualdade de oportunidades tem sido uma das principais lutas da classe. “Ao consultar a lista da Forbes dos 100 desportistas mais bem pagos do mundo, a primeira e única mulher presente no ranking é a tenista Serena Williams (ocupa a posição 51), por muitos considerada o grande ícone do desporto feminino”, comenta. 

READ  Sessões extras chegam ao fim após aprovação de oito matérias do Governo

Ambas matérias já foram votadas e aprovadas em primeira fase em Plenário e precisam, agora, de mais uma aprovação em segunda fase antes que estejam aptas à sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 20, consulte a pauta prévia 

Sessões ordinárias   

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.     

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA