
Alex Malheiros
A Prefeitura de Goiânia inaugurou, nesta segunda-feira, 19, mais uma etapa da metronização do transporte público de Goiânia. Iniciando no BRT leste-oeste, o novo sistema tem como objetivo conectar transportes e semáforos, para que os passageiros tenham uma redução em seu tempo de viagem.
Segundo o prefeito, os corredores BRTs precisam ser otimizados para que se tornem mais funcionais aos passageiros, tornando, assim, o transporte coletivo uma opção viável para a população goianiense. “Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, explica.
Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), com a metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional — passando de atuais 16 km/h nos horários de pico para mais de 21 km/h, índice compatível com padrões de sistemas Bus Rapid Transit (BRT). O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que, em junho, é prevista a inauguração do trecho entre a Praça Cívica até o Terminal Isidória, que contempla o BRT Norte-Sul.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, destaca que, normalmente, os ônibus que transitam no trecho inaugurado nesta segunda faziam quatro paradas. Com a metronização, esse número caiu para apenas uma. “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo possível dentro do ônibus e pode estar mais tempo na sua casa, com a sua família”, afirma.


Facebook