Iron Braz
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aproveitou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, para reforçar orientações sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e das estratégias de prevenção. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1988, a data integra, no estado, as ações do Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização, testagem e tratamento do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com programação ao longo de todo o mês.
As ações seguem alinhadas às metas internacionais da Unaids, que preveem 95% das pessoas que vivem com HIV diagnosticadas, 95% delas em tratamento e 95% com carga viral indetectável. Conforme o Painel de Indicadores de Saúde de Goiás, entre janeiro de 2010 e novembro de 2025 foram registrados 21.249 casos de HIV, 10.540 casos de aids e 4.647 óbitos pela síndrome no estado. Em 2024, o coeficiente de mortalidade foi de 4,3 por 100 mil habitantes. No país, segundo o boletim epidemiológico de 2024, o coeficiente registrado em 2023 foi de 3,9 por 100 mil habitantes.
Apesar dos avanços na ampliação do tratamento antirretroviral (Tarv) e na oferta de testes rápidos em toda a rede pública, os dados reforçam a necessidade de fortalecer as ações de prevenção e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.
PREVENÇÃO
A estratégia de prevenção se baseia na combinação de diferentes métodos que, utilizados de forma conjunta, aumentam a proteção contra o HIV e outras ISTs. Entre eles estão o uso de preservativos internos e externos, a testagem periódica, a distribuição de insumos e o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esses recursos contribuem para reduzir novas infecções. A Prep é indicada para pessoas com maior chance de exposição ao HIV e pode ser utilizada de forma contínua ou sob demanda, conforme avaliação profissional. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco, com acompanhamento adequado.
“O diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento rapidamente, garantindo qualidade de vida, interrompendo a cadeia de transmissão e reduzindo de forma expressiva o risco de adoecimento e morte por aids. Quanto mais cedo a pessoa conhece seu estado sorológico, mais cedo ela pode se cuidar”, afirma a coordenadora de Agravos Transmissíveis e IST/Spais, Ana Paula Vieira de Deus. Ela reforça que “testar, tratar e se prevenir é simples, gratuito e sigiloso. Nosso compromisso é ampliar o acesso, acolher sem julgamentos e combater qualquer forma de estigma”.
A SES programou diversas ações para o Dezembro Vermelho, incluindo reuniões com profissionais de saúde em Brasília, atendimentos, orientações e testagens em Goiânia e na Região Metropolitana. O teste rápido é gratuito, não exige jejum e o resultado é emitido em poucos minutos. A programação completa está disponível no site da Saúde do estado.


Facebook