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Alysson Lima pleiteia campanha para diminuir imposto sobre produtos para mulheres

Alysson Lima pleiteia campanha para diminuir imposto sobre produtos para mulheres

Alysson Lima pleiteia campanha para diminuir imposto sobre produtos para mulheres

Instituir a Semana Nacional de Mobilização, Conscientização e Estímulo à adoção da Campanha contra o Imposto Rosa, a ser celebrada anualmente na semana que compreender o dia 15 de abril, bem como, dispõe quanto à redução do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) em 50% sobre o setor de serviços femininos. É o que dispõe o projeto de lei nº 10477/22, de autoria do deputado Alysson Lima (PSB), que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Lima frisa que postula, também, a redução do ICMS em 50% sobre o setor de serviços femininos, que abrange a estética e a saúde. “Cumpre salientar que Imposto Rosa ou Pink Tax é o custo suplementar imposto aos artigos femininos, análogo ao dos homens. Assunto muito pouco enfrentado, o custo a mais pago pelas mulheres é gritante e merece ser abordado e diminuído.”

O legislador coloca que é oportuno trazer, resumidamente, as discrepâncias existentes na diferenciação entre o custo dos produtos quando voltados aos homens e às mulheres:
1. Hipoteca: de acordo com estudos, as mulheres pagam 0,4% a mais para quitar sua hipoteca em comparação aos homens e, por 20 a 30 anos, esse montante não é tão pequeno.
2. Créditos: uma pesquisa de 2016 confirmou que os bancos oferecem empréstimos a mulheres com uma taxa de juros mais alta, embora elas caiam na falência financeira com menos frequência do que os homens.
3. Roupas: a roupa íntima é 29 % mais cara; as blusas, de 13 a 15 %; os jeans, 10%; os suéteres, 6%; e as meias, até 3%.
4. Carro: não se refere a todos os países, mas, por exemplo, as concessionárias de automóveis dos EUA propõem ofertas e descontos mais benéficos na compra de um carro para homens do que para mulheres.
5. Lavanderia: lavar uma blusa feminina custa quase o dobro de uma camisa masculina.
6. Produtos de higiene pessoal: shampoo e condicionador são 48% mais caros, os desodorantes, 3% e os sabonetes, 6%”.

O deputado frisa que, com a Semana Nacional, pretende-se estimular a discussão e a conscientização tanto das empresas privadas como públicas, a fim de combater a discrepância de valores cobrados nos produtos utilizados pelos homens e pelas mulheres. E esclarece que a data de 15 de abril foi escolhida por ser o dia de nascimento de Eufrásia Teixeira Leite, primeira mulher brasileira a investir em uma bolsa de valores, em 1873.

Segundo o deputado, a valorização da figura feminina e o seu protagonismo precisam ser estimulados em toda a sociedade. "Por isso é tão importante aprovarmos, no Estado de Goiás, a criação dessa 'Semana Nacional de Mobilização, Conscientização e Estímulo à adoção da Campanha contra o Imposto Rosa', que avalio como muito importante, bem como aprovarmos a redução do ICMS em 50% sobre o setor de serviços femininos, que abrange a estética e saúde."

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

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