Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Hemorrede promove ação em alusão ao Dia do Servidor Público

Publicado

em

Em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Hemorrede Tocantins está realizando uma série de ações especiais para captação de sangue, visto os baixos estoques. Cada servidor público foi convidado para realizar a doação de sangue e medula óssea, ou se não for um doador apto, levar duas pessoas para fazerem o cadastro e se tornarem doadores.

“Este gesto vale muito, pois assim, começamos com o exemplo dentro de casa. Estamos fazendo um ato de amor pelo próximo, pelos amigos e pelas famílias. Convidamos todos os servidores públicos do Tocantins para fazerem a sua doação e dar o exemplo”, explicou a responsável pelo setor de Captação do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

Para o servidor público da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Jamilson Gomes da Silva, “a doação é gratificante, pois conseguimos ajudar muitas pessoas com esse ato de solidariedade, de amor. É a primeira vez que realizo a doação, e que seja a primeira de muitas”, acrescentou.

A servidora pública lotada no Palácio Araguaia, Mônica Istofel Oliveira, é doadora de sangue há cerca de oito anos e considera a doação de sangue como um ato de solidariedade indispensável na sua rotina. “Sei da importância que é você se dispor a ajudar as pessoas. Sabemos que os índices de sangue estão sempre baixos e o quanto as pessoas precisam. Doar sangue não custa nada, é simples. Posso parar minha rotina uma hora para ajudar quem precisa. Sempre que posso faço questão de vir e contribuir”, enfatizou.

Já o servidor do Hemocentro Coordenador de Palmas, Joséaldo Teixeira Júnior, conhece de perto a realidade dos estoques da rede e faz questão de realizar a doação periodicamente. “Estamos envolvidos em todo o processo entre doação, produção, reposição e distribuição dos estoques e percebemos as baixas de todos os hemocomponentes, então sempre lutamos e doamos, dentro da data prevista, para contribuir e sanar as dificuldades. Doar é um ato de amor”, afirmou.

Requisitos

As doações podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador de Palmas, das 7 às 18h30 e na Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP) das 7 às 18 horas.

Os interessados em realizar a doação devem preencher requisitos como: apresentar documento oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos de idade; jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação.

Para a primeira doação, o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes, o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório; o limite para a primeira doação é de 60 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg; estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação; não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação.

Servidor público da Agência de Tecnologia da Informação, Jamilson Gomes da Silva – Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA