Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Agropecuária

Inscrições do Agrocolégio são prorrogadas até dia 4 de novembro

Publicado

em

O Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás e da Secretaria de Educação, anunciou a prorrogação das inscrições para as primeiras turmas do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela. Estudantes de todo o estado têm até o dia 4 de novembro para se inscrever na seleção para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação técnica em Agropecuária.

São previstas 60 vagas para duas turmas de 1ª série. Alunos que concluírem o 9º ano do ensino fundamental até o final de 2024 podem se cadastrar através do formulário online. O processo seletivo será realizado em três etapas: análise dos documentos pessoais e do histórico escolar, avaliação da carta de intenção e uma entrevista.

Essa iniciativa inédita tem como objetivo formar técnicos qualificados para trabalhar na extensão rural ou dar sequência à sucessão familiar. A metodologia adotada alterna atividades em sala de aula e no campo, incentivando os alunos a aplicarem no trabalho familiar o que aprendem com os técnicos agropecuários da Emater Goiás.

De acordo com Rafael Gouveia, presidente da Emater, “não temos dúvida de que será uma referência para o Brasil inteiro esse trabalho conjunto. Através dos alunos, mostraremos aos produtores rurais que é possível trabalhar com novas tecnologias, produzir mais e ter uma qualidade de vida melhor.”

O Agrocolégio funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás, e as aulas da primeira turma terão início em 2025, com o suporte de profissionais especialistas de diversas áreas durante as práticas educativas.

A previsão é que em 2026 a quantidade de alunos duplique, atingindo 120 estudantes, com duas turmas de 2ª série e duas de 1ª série. Em 2027, o total poderá chegar a 180 alunos, com duas turmas de cada série.

Criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela visa capacitar estudantes oriundos do meio rural, promovendo a permanência desses jovens no campo e a sucessão familiar. A formação inclui temas essenciais para a vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.

O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da iniciativa, definindo-a como um avanço significativo na educação e no desenvolvimento agrário do estado. “O governo está trabalhando em total parceria. Todos nós estamos de braços dados nessa ação inédita para levar a melhor qualidade de vida à população que vive no campo,” ressaltou.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA