Agropecuária
Inscrições do Agrocolégio são prorrogadas até dia 4 de novembro
O Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás e da Secretaria de Educação, anunciou a prorrogação das inscrições para as primeiras turmas do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela. Estudantes de todo o estado têm até o dia 4 de novembro para se inscrever na seleção para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação técnica em Agropecuária.
São previstas 60 vagas para duas turmas de 1ª série. Alunos que concluírem o 9º ano do ensino fundamental até o final de 2024 podem se cadastrar através do formulário online. O processo seletivo será realizado em três etapas: análise dos documentos pessoais e do histórico escolar, avaliação da carta de intenção e uma entrevista.
Essa iniciativa inédita tem como objetivo formar técnicos qualificados para trabalhar na extensão rural ou dar sequência à sucessão familiar. A metodologia adotada alterna atividades em sala de aula e no campo, incentivando os alunos a aplicarem no trabalho familiar o que aprendem com os técnicos agropecuários da Emater Goiás.
De acordo com Rafael Gouveia, presidente da Emater, “não temos dúvida de que será uma referência para o Brasil inteiro esse trabalho conjunto. Através dos alunos, mostraremos aos produtores rurais que é possível trabalhar com novas tecnologias, produzir mais e ter uma qualidade de vida melhor.”
O Agrocolégio funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás, e as aulas da primeira turma terão início em 2025, com o suporte de profissionais especialistas de diversas áreas durante as práticas educativas.
A previsão é que em 2026 a quantidade de alunos duplique, atingindo 120 estudantes, com duas turmas de 2ª série e duas de 1ª série. Em 2027, o total poderá chegar a 180 alunos, com duas turmas de cada série.
Criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela visa capacitar estudantes oriundos do meio rural, promovendo a permanência desses jovens no campo e a sucessão familiar. A formação inclui temas essenciais para a vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da iniciativa, definindo-a como um avanço significativo na educação e no desenvolvimento agrário do estado. “O governo está trabalhando em total parceria. Todos nós estamos de braços dados nessa ação inédita para levar a melhor qualidade de vida à população que vive no campo,” ressaltou.
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5878
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5879
-
Destaque5 dias atrás
Ronaldo Caiado mostra força e vence Bolsonaro em Goiás
-
Política5 dias atrás
Eleito prefeito, Mabel enfatiza compromisso para transformar Goiânia: “Maior missão da minha vida”
-
Agropecuária5 dias atrás
Agrodefesa alerta para cadastro das lavouras de soja em Goiás
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Apenas 21% dos municípios goianos não deram início ao encerramento de lixões
-
Cidades5 dias atrás
Finados: pesquisa do Procon aponta variação de até 574% em preço de flores
-
Destaque3 dias atrás
Goiana de 15 anos é campeã mundial escolar de natação paralímpica
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar