menu
SEDS realiza campanha de conscientização sobre tráfico de pessoas

SEDS realiza campanha de conscientização sobre tráfico de pessoas

SEDS realiza campanha de conscientização sobre tráfico de pessoas

SEDS realiza campanha de conscientização sobre tráfico de pessoas
Nesta sexta-feira, dia 28, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) realizará uma importante campanha de conscientização sobre o tráfico de pessoas na Rodoviária de Campinas. O evento terá início às 14h e faz parte da iniciativa "Coração Azul", que busca sensibilizar a população sobre os graves problemas relacionados ao tráfico humano.   O tráfico de pessoas   É crime tipificado na Lei n° 13.344, de 6 de outubro de 2016. Como um comércio de seres humanos, ele acontece quando a pessoa é levada a uma situação de exploração, mesmo que, de início, tenha concordado. O tráfico pode acontecer para vários fins: exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, remoção de órgãos humanos, adoção ilegal e vários outros.   O dia 30 de julho   É o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembleia Geral da ONU para marcar a data de aprovação do Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas, de julho de 2010. É também o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Lei n° 13.344, de 6 de outubro de 2016.   A campanha Coração Azul   É uma campanha de sensibilização para despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Trata-se de uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU), que acontece em vários países do mundo. O Ministério da Justiça aderiu à Campanha Coração Azul em 2013. Desde 2014, realiza-se, no final de julho, a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.   Como prevenir?  
  • Desconfie de propostas de trabalho vantajosas ou lucrativas, veiculadas principalmente por meio de redes sociais;
  • Antes de aceitar ofertas de trabalho, procure conhecer seus direitos como trabalhador e as condições de trabalho oferecidas;
  • Certifique-se se quem oferta a vaga, de fato, representa a empresa contratante;
  • Pesquise a reputação da empresa que oferece o emprego;
  • Prefira ofertas de emprego de instituições formalmente reconhecidas;
  • Não entregue documentos pessoais de identificação a ninguém e procure sempre ter uma cópia dos documentos em mãos;
  • Em caso de viagem, compartilhe todas as informações sobre o trajeto, as pessoas envolvidas e o destino com familiares ou pessoas de confiança;
  • Informe-se sobre endereço e contatos de autoridades e ONG's do local de destino.
  Denúncia    O governo Federal possui diversos canais capacitados para recepcionar denúncias de tráfico de pessoas, sempre com garantia de sigilo para os denunciantes:
  • Disque Direitos Humanos – Disque 100 - O Disque Denúncia Nacional é um serviço de discagem direta e gratuita disponível para todo o Brasil.
  • Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 - Da Secretaria de Políticas para as Mulheres que tem como finalidade receber denúncias, orientar e encaminhar para os órgãos competentes os casos de tráfico de pessoas e de cárcere privado.
  • Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas da Polícia Federal no e-mail: [email protected]

Facebook