menu
Ruraltins leva políticas públicas para indígenas da Lagoa da Confusão

Ruraltins leva políticas públicas para indígenas da Lagoa da Confusão

Ruraltins leva políticas públicas para indígenas da Lagoa da Confusão

Com a finalidade de levar políticas públicas para as comunidades indígenas, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realizam nesta semana, de 4 a 8, atendimentos às famílias das aldeias Catamjê Krahô-Kanela e Lankraré, situadas na Lagoa da Confusão.

Dentre os trabalhos oferecidos pelos extensionistas rurais, Renato Figueira, Victor Hugo e Mário Cella, estão a emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (DAP), a elaboração de projetos de crédito e laudos de supervisão, e orientações diversas.

O indígena Abrão Costa, da aldeia Catamjê, é criador de gado, e frisou sobre a importância da assistência do Ruraltins na elaboração de projetos para acesso ao crédito e aquisição de matrizes. “Agradecemos à equipe do Ruraltins e torcemos para que tudo dê certo, porque nós estamos prontos para criar gado, temos terra e temos pasto. Somos uma comunidade pequena e o Ruraltins tem dado um suporte maravilhoso para nós, e a gente espera que esse projeto possa sair o mais rápido possível para nós”, agradeceu.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou que o Governo do Tocantins vem apoiando as famílias indígenas na implantação do próprio sistema de produção de pecuária, por meio do acesso ao crédito rural. “A criação de gado é uma fonte de alimentação e geração de renda para os povos indígenas que vivem na região da Lagoa da Confusão. Nosso trabalho está em proporcionar condições para que eles criem seu próprio rebanho”, afirmou o gestor.

Nesta ação, Governo do Tocantins apoia famílias indígenas na implantação do próprio sistema de produção de pecuária, por meio do acesso ao crédito rural - Ruraltins/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook