menu
Ouvidoria da Setas promove campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!

Ouvidoria da Setas promove campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!

Ouvidoria da Setas promove campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!

Funcionando como ponte entre a população e as instituições, a Ouvidoria é um serviço aberto ao cidadão para escutar reivindicações, denúncias, sugestões e elogios referentes aos diversos serviços disponibilizados à população.

Atenta às demandas de uma sociedade mais participativa em prol de melhores condições  de vida e a realização de seus direitos, a Ouvidoria da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) promove nas redes sociais a campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!, que almeja dar maior visibilidade a este setor responsável por escutar as demandas dos usuários.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, lembra que a Setas lida com situações especiais, questões ligadas ao mercado de trabalho e à busca por emprego, e também com pessoas em situação de vulnerabilidade, e que um retorno desses atendimentos realizados aos usuários será sempre bem recebido. “É por meio das manifestações, reclamações e sugestões que ocorre o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, além da melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários”, destacou.

Para a secretária executiva da Setas, Simone Brito, a ouvidoria atua para defender os direitos individuais e coletivos, para ser um canal de acolhida das demandas sociais, além de contribuir para a prática da boa governança. “ a Ouvidoria é um canal de comunicação efetiva, sendo um instrumento da democracia participativa e de controle social”, enfatizou.

Campanha

A campanha busca reforçar, por meio de informes, site, banners nas redes sociais, a importância da participação dos usuários nas políticas públicas da Pasta.

A ouvidora da Setas, Karol Cavalcante, reforça a importância da campanha para dar maior visibilidade ao órgão. “As ouvidorias nos órgãos públicos nem sempre são conhecidas pelos usuários, e às vezes nem mesmo pelos servidores. O cidadão precisa saber a quem se dirigir para reclamar, denunciar, fazer um elogio ou até mesmo dar uma sugestão”, destacou, acrescentando que “a Ouvidoria é uma ferramenta de inclusão e participação social dos mais vulneráveis, e isso trás uma integração do público com o órgão do poder executivo. Todas as manifestações contribuem para uma boa governança, inclusive para políticas a serem adotadas pelos gestores”.

O ouvidor é a pessoa que atua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão, recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e consequentemente para a satisfação da população.

Como fazer uma manifestação

Qualquer cidadão ou servidor que queira fazer uma manifestação, seja elogio, crítica, solicitação, sugestão, reclamação ou denúncia sobre assuntos pertinentes à secretaria podem recorrer à Ouvidoria da Setas, por meio do Whatsapp (63) 99270.6150, do e-mail [email protected], na plataforma integrada de Ouvidoria e acesso à informação – Fala.BR, ou presencialmente na secretaria, que fica situada à Praça dos Girassóis, no Centro de Palmas.

A manifestação dos usuários também pode ocorrer se algum servidor agir com discriminação em função da orientação sexual, identidade de gênero, identificação religiosa, questões étnico-raciais, preconceito ou racismo.

Por meio dos canais de acesso às ouvidorias, ou pessoalmente, o cidadão expõe suas cobranças, com detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e retornar com a resolução do problema.

A ouvidora Karol Cavalcante orienta que o usuário descreva sua manifestação de forma simples. “É importante ser simples e direto, porém sem esquecer-se de relatar os detalhes e assuntos principais, como indicar locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, enfim, tudo o que possa servir de subsídio para a demanda”, ressaltou.

A identificação não é obrigatória, e caso o usuário deseje que seu nome não seja divulgado a Ouvidoria se compromete a mantê-lo em sigilo.

Ouvidora Karol Cavalcante orienta que o usuário descreva sua manifestação de forma simples - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook