Governo do Tocantins debate saúde do homem em Encontro Estadual
O Encontro Estadual de Saúde do Homem – etapa macrorregião norte, promovido pela Diretoria de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde teve início nesta terça-feira, 8. O evento prossegue até o dia 9, no auditório do Palácio Araguaia e tem como objetivo principal despertar maior interesse dos gestores e profissionais em relação à saúde do homem.
Essa é a segunda etapa do evento, o primeiro ocorreu em junho para a macrorregião sul, e agora os gestores municipais, coordenadores de Atenção Primária e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões Cerrado Tocantins Araguaia, Médio Norte Araguaia e Bico do Papagaio estão sendo contemplados com o evento.
Segundo dados informados pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (Spas), assim como no Brasil, no Tocantins o número de adoecimento entre os homens é maior que entre o público feminino, o estado tem diagnosticado 63 mil diabéticos e 166 mil hipertensos, sendo que esses agravos são um dos principais fatores para as internações e complicações que levam o paciente a maior tempo de permanência e/ou necessidade de um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Apesar das mulheres serem em maior número populacional, o número de adoecimento é maior entre os homens, por vários fatores, dentre eles fisiológico, negligência, cultura e machismo. Os dados demonstram a necessidade de fortalecermos ainda mais as políticas públicas para este público”, destacou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso.
“Falar sobre a saúde do homem é um debate importante e urgente, dado a dificuldade que todos nós homens temos, de manter uma rotina de exames e procura por especialistas, tão bem acentuada como as mulheres. Estamos no novembro azul, mês voltado para os cuidados com a saúde do homem e um encontro desta magnitude reforça a necessidade do compromisso entre os entes: Federação, Estado e municípios, para implementar políticas de saúde que atinjam a este público”, afirmou o secretário executivo da SES-TO, Luciano Lima.
O coordenador da Atenção Básica de Campos Lindos, Pedro Neto, falou da importância de eventos relacionados à saúde do homem, “é uma satisfação poder participar deste evento, pois além de ser uma atualização profissional estamos aqui debatendo um assunto tão importante e negligenciado pelo próprio interessado que é a saúde do homem. Esperamos que possamos sair deste encontro com estratégias para levarmos para o nosso município, que efetivamente alcance esse público”.
Programação
Dentre as palestras que serão apresentadas estão a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Vigilância, Controle e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na Saúde do Homem, Estratégias e Instrumentos para garantir o Registro de Consultas de Pré-natal do Pai/Parceiro (EPNPP) e a Apresentação e discussão do Plano Estratégico de Ação Estadual – Indicativos e sugestões expansão da EPNPP.
Fonte: Governo TO
Facebook