Fabrício Vera
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (IGAPE) revelou um cenário de desaprovação e desconhecimento em relação ao trabalho dos vereadores da capital. O levantamento apontou que apenas 31,2% dos entrevistados aprovam a atuação dos parlamentares, enquanto 47% manifestaram reprovação e 21,8% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa também indicou que a grande maioria da população goianiense tem pouca ou nenhuma referência sobre os vereadores em atividade. Ao serem questionados sobre quais parlamentares se destacam na Câmara Municipal, as respostas revelaram a baixa visibilidade dos eleitos:
- Romário Policarpo foi o mais lembrado, com 2,4% das menções;
- Sargento Novandir apareceu em segundo, com 2,1%;
- Vereadora Ava Santiago teve 1,6%;
- Willian Veloso e Luan Alves empataram com 1,4% cada;
- Lucas Kitão (1,1%), Pastor Isaías (1,0%), Major Vitor Hugo (0,9%) e Markim Goyá (0,9%) completam a lista.
Um dado que chama atenção é que 9,3% dos entrevistados citaram outros nomes, enquanto 77% afirmaram não acompanhar o trabalho dos vereadores.
METODOLOGIA
Os dados foram coletados em Goiânia no período de 15 a 16 de março de 2025, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.
No total, foram realizadas 800 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.
Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.
Pesquisa encomendada pela Tv Atual Record News.
Facebook