menu
Casas a custo zero em Goiás: 85 famílias recebem moradias com escritura em Urutaí e Cezarina; R$ 13,3 milhões investidos

Casas a custo zero em Goiás: 85 famílias recebem moradias com escritura em Urutaí e Cezarina; R$ 13,3 milhões investidos

Casas a custo zero em Goiás: 85 famílias recebem moradias com escritura em Urutaí e Cezarina; R$ 13,3 milhões investidos

A política habitacional do Governo de Goiás avançou neste domingo (28/6) com a entrega de 85 moradias do programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, em Urutaí e Cezarina. Os investimentos nos dois municípios somam R$ 13,3 milhões. Segundo o governo, o programa é referência no país e garante dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade social, com entrega de escritura e sem cobrança futura.

No ato simbólico de entrega das chaves, o governador Daniel Vilela destacou o padrão das obras: "Nós não podemos falar em 'casinha': é um condomínio social. É a garantia de que as obras sejam de excelência. Não existe mais ou menos. Nós não vamos fazer nada em Goiás se não for da melhor qualidade". Ele também enfatizou a expansão do programa para todas as regiões do estado: "Assim, as famílias podem continuar morando em suas cidades, sem precisar se mudar para centros maiores em busca da casa própria, de um futuro melhor para os seus filhos. A gente quer que as pessoas mantenham as suas raízes, suas origens".

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Juliano Mendes, reforçou o alcance social da política pública: "Cada chave entregue simboliza a esperança de dias melhores, de mais estabilidade para as famílias e de mais tranquilidade para criar seus filhos com dignidade". Para ele, trata-se de uma ação "humana, eficiente e transformadora".

Em Urutaí, foram entregues 55 moradias, com aporte de R$ 7,8 milhões do Tesouro estadual. O prefeito Alexandre Araújo ressaltou a parceria entre Estado e município: a prefeitura disponibiliza os lotes e a infraestrutura, enquanto o governo estadual executa a construção das residências. "Urutaí agradece por ver essas famílias recebendo a bênção de uma casa. A felicidade no rosto dessas pessoas paga todo o trabalho que a gente tem", afirmou.

Em Cezarina, 30 casas foram entregues, com investimento de R$ 5,5 milhões. O prefeito Valtenir Gonçalves ressaltou o processo de seleção: "Cada um de vocês tem agora a oportunidade de criar seus filhos, netos e sobrinhos nelas. Vocês foram escolhidos da melhor maneira possível, com a maior justiça do mundo". O vice-presidente da Agehab, Lucas Gouveia, disse: "É uma alegria muito grande para nós, da Agehab, fazer parte do sonho de cada um de vocês. Sei que esse momento foi muito sonhado".

Entre as beneficiárias, Fabiana de Deus, 45 anos, contemplada em Urutaí, relatou dificuldades recentes: ela pagava aluguel em atraso, deixou o emprego para cuidar da mãe — que faleceu há um mês — e enfrentou períodos de desemprego e dependência de doações. "Agora Deus me honrou com essa casa", disse a mãe de quatro filhos. Em Cezarina, a autônoma Simone Vieira dos Santos, 49 anos, vai morar com a filha Áquila Joviana, de 9 anos. "É a realização de um sonho. Hoje eu tenho um lugar que eu posso falar que é meu... nos dá a vitória de ter nosso castelo", comemorou.

O governo estadual afirma que a estratégia de levar o programa a todas as regiões permite que as famílias permaneçam em seus municípios de origem, próximo de suas redes de apoio, enquanto ampliam o acesso à moradia com escritura e sem custos futuros.

Fonte: Agência de Notícias do Governo de Goiás

Facebook