Política

Em entrevista à TV Alego, presidente da ACCG fala dos 67 anos da instituição e novos projetos para o tratamento oncológico

Publicado

em

O programa Alego Entrevista, que vai ao ar nesta segunda-feira, 23, a partir das 21 horas, fala sobre os 67 anos da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), celebrados no último dia 20 de janeiro, com novos projetos de ampliação no tratamento oncológico. Para isso, a jornalista Daniela Melo recebeu nos estúdios da TV Alego o presidente da instituição, Dr. Jales Benevides.

Médico e cirurgião oncológico, o especialista em aparelho digestivo expôs a importância do trabalho desenvolvido pela ACCG desde sua fundação, em 1956, pelo Dr. Alberto de Araújo Jorge. Referência em tratamento oncológico em Goiás, a instituição tem, hoje, como braços o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), a Unidade Oncológica de Anápolis (UOA) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).

Os projetos de expansão são necessários, de acordo com o dirigente, para melhorias no atendimento para o combate ao câncer em Goiás, visto que, atualmente, as unidades recebem milhares de pacientes para tratamento. “Em 2022, mais de 55 mil pacientes passaram pela nossa instituição e quase 14 mil cirurgias foram realizadas no Hospital Araújo Jorge, sendo a maioria de alta e média complexidade. Houve um aumento de cirurgias, principalmente de emergência”, pontuou. 

READ  Plenário valida Título de Cidadania a presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo

Em 2022, a ACCG ultrapassou a marca de 1 milhão de procedimentos realizados. Desses, 92% foram em benefício de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das demandas destacadas por Benevides, é a ampliação da estrutura. “Estamos tentando conseguir uma área para expandir o nosso atendimento, aumentar mais o número de salas cirúrgicas e os setores de quimioterapia, radioterapia e transplante”, enfatizou.

O presidente da ACCG salientou, também, as parcerias firmadas com os Ministérios Público de Goiás e do Trabalho para o financiamento de obras. Com isso, são ampliados, por meio de campanhas, setores de tratamentos do Hospital Araújo Jorge. Para 2023, estão previstas as implantações de um novo centro cirúrgico, além da ampliação do setor de transplante de medula óssea, também realizado pelo SUS, na instituição.

Outro ponto destacado por Benevides é voltado ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), que oferece aprimoramento e capacitação técnico-científica para os profissionais da instituição e suporte técnico necessário à pesquisa e aos estudos em oncologia. “Hoje, vários projetos do Brasil e do mundo são feitos dentro do Hospital do Câncer. Estamos gerando informação para o mundo, para que a gente consiga entregar as nossas pesquisas para contribuir com o avanço do tratamento oncológico”, enfatizou o presidente da instituição.

READ  Sessão desta quarta-feira teve como foco projetos de deputados

A entrevista, em sua íntegra, será exibida na programação da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA