Aparecida de Goiânia

Contribuinte aparecidense já pode emitir boletos do IPTU/ITU 2023 para pagamento

Publicado

em

Foto: reprodução

Guias para pagamento à vista, com desconto de 15%, ou da primeira parcela estão disponíveis no site aparecida.go.gov.br

 

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, disponibiliza a partir desta quarta-feira, 25, os boletos para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) e Imposto Territorial Urbano (ITU) referente ao exercício de 2023.

Assim como nos outros anos, o contribuinte que optar pelo pagamento dos tributos à vista, terá desconto de 15%. Já o pagamento parcelado pode ser feito em 10 vezes no boleto ou no cartão de crédito com acréscimos da operadora. Todas as opções de pagamento estão disponíveis para serem emitidas pelo próprio contribuinte no site: www.aparecida.go.gov.br. Para acesso, basta ir direto na barra Serviços ao Cidadão ou à Empresas (no lado superior direito do site) e depois Débito para gerar o boleto.

A prefeitura vai enviar pelos Correios o carnê do IPTU para proprietários de imóveis edificados, antes do vencimento da parcela única e da primeira parcela que será no dia 31 de março. Pelo carnê o contribuinte terá a opção de pagar o imposto nas duas formas, à vista ou parcelada.

As guias também podem ser retiradas presencialmente em uma das 10 agências de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), espalhadas pela cidade. As unidades ficam à disposição do contribuinte para prestar orientações, negociações de débitos e emitir guias para pagamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Não há obrigatoriedade de agendamento prévio, mas, caso o contribuinte prefira não correr risco de enfrentar fila, o agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura.

Os tributos foram lançados para aproximadamente 270 mil imóveis, sendo que cerca de 60% destes correspondem ao IPTU, conforme dados da Secretaria da Fazenda. Os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 5,90%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2021 a novembro de 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).

O secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, ressalta que os tributos são fontes de receita do município de Aparecida. “Todo valor arrecado desses impostos é utilizado para investimentos na cidade. Seja na saúde, educação, limpeza urbana, infraestrutura, enfim, é a principal receita própria da Prefeitura, assegurado pela Constituição, para dar manutenção e melhorias para o município como a implantação de asfalto, construção de praças, dentre outros serviços públicos.”, destacou ele.

Isenção IPTU/ITU 2023

Os proprietários de imóveis de Aparecida que são aposentados, pensionistas e amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atenderem a determinados critérios estabelecidos, terão isenção do pagamento do IPTU/ITU. Para ser contemplado com o benefício, esse contribuinte precisa atender aos seguintes critérios: possuir apenas um imóvel, o imóvel deverá ser destinado a sua residência, a área do terreno deverá ser igual ou inferior a 500 metros quadrados (m²), a área construída deverá ser igual ou inferior a 120 m² e a renda familiar mensal não poderá ultrapassar dois salários mínimos vigentes na data do protocolo. A data para requerer a isenção é de até 31 de março.

Informações/Aparecida

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA