Nacional

Assédio na Alesp: relator propõe 6 meses de suspensão ao deputado Fernando Cury

Publicado

em


source
Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania)
Divulgação/Alesp

Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania)



O deputado Emídio de Souza (PT), relator do caso em que Isa Penna (PSOL) acusa Fernando Cury (Cidadania) de assédio sexual , sugeriu que a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) suspenda o mandato do acusado por seis meses por quebra de decoro. O parecer de Souza foi apresentado na manhã desta quarta-feira no Conselho de Ética da Casa.

Cury foi denunciado ao conselho por Isa Penna após abordá-la pelas costas e passar a mão em seu corpo em 16 de dezembro. Na ocasião, os deputados votavam o orçamento do estado em sessão plenária na Alesp.

“Ao abraçar pelas costas a deputada Isa Penna e lhe tocar os seios sem seu consentimento, o deputado Fernando Cury teve um comportamento inadequado que atentou contra a ética e o decoro parlamentar. Proponho a esse conselho que seja aplicada a Cury a pena de suspensão do seu mandato pelo prazo de seis meses”, declarou Emídio de Souza.

READ  Ofício em resposta a um deputado é lido no Expediente

Ao fim, o petista também sugeriu que a Mesa Diretora da Alesp coloque em votação projetos de lei “que visem ampliar a proteção às mulheres contra todo tipo de violência”.

Você viu?

O colegiado estava pronto para votar se concordava ou não com o parecer de Souza, no entanto, os deputados Wellington Moura (Republicanos) e Adalberto Freitas (PSL) pediram vista do processo para estudá-lo. Barros Munhoz (PSB) e Souza se colocaram contrariamente ao pedido e cobraram agilidade na definição do caso.

A presidente do conselho, Maria Lúcia Amary (PSDB), propôs então que a votação sobre a punição de Cury seja feita na próxima sexta-feira, às 10h. Com cinco votos a favor, a sugestão foi acatada.

O órgão corre contra o tempo. Se o caso não chegar ao fim até o dia da última sessão, em 10 de março, todo o processo teria de se arrastar por mais algumas semanas. Isso porque a Alesp elegerá seu próximo presidente no dia 15. Com novo comando, todas as comissões, inclusive o Conselho de Ética, precisarão ser recompostas com outros membros, o que protelaria a definição da denúncia contra Cury.

READ  Morreu neste domingo, aos 90 anos, o ex-deputado Olinto Meirelles. Presidente da Alego decreta luto oficial na Casa de Leis

Contexto

Deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) coloca mão no seio de deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante sessão na Alesp
Reprodução/Alesp

Deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) coloca mão no seio de deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante sessão na Alesp

Em 10 de fevereiro, o Conselho de Ética aprovou, por unanimidade, a admissibilidade da denúncia por quebra de decoro contra Cury. Para os deputados, livrar o acusado de qualquer punição mancharia a imagem da Alesp em razão da repercussão midiática do caso. 

Cury enfrenta processos relativos ao episódio em outras esferas: dentro de seu próprio partido e no Ministério Público de São Paulo .

Em suas defesas apresentadas ao conselho, Cury negou ter apalpado o seio de Isa Penna. Ele se referiu à abordagem como um “rápido e superficial abraço” e um “gesto de gentileza”, por ter interrompido a conversa da colega com o presidente Cauê Macris (PSDB) na Mesa Diretora.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA