Política

Morreu neste domingo, aos 90 anos, o ex-deputado Olinto Meirelles. Presidente da Alego decreta luto oficial na Casa de Leis

Publicado

em

Morreu na madrugada deste dominto, 18, o ex-deputado Joaquim Olinto de Jesus Meirelles, pai do deputado Cláudio Meirelles (PL). Olinto tinha 90 anos e o velório será a partir de 12h30 deste domingo, no cemitério Parque Memorial de Goiânia. O sepultamento será as 17 horas. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSD), decretou luto oficial de três dias na Casa de Leis.

A morte foi informada nas redes sociais do filho e do sobrinho, o também advogado Julio Meirelles. No comunicado do falecimento aos parentes e amigos, Cláudio Meirelles diz que seu pai foi um exemplo para a família de homem sério, honesto e muito trabalhador. 

Perfil

Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), Olinto Meirelles foi um dos pioneiros da advocacia eleitoral em Goiás. Natural de Luziânia, teve uma trajetória política marcante. Ele foi eleito pela UDN para a Assembleia Legislativa na quinta Legislatura, entre 1963 e 1967. Em janeiro de 1964, teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos, pelo regime militar, por meio do Ato Institucional nº 1. Em 1979 ele ocupou o cargo de secretário de Governo de Goiânia.

READ  Fundo rotativo da Secretaria da Retomada é aprovado em 2ª votação

Olinto aposentou-se em 1983 como procurador do Estado. Na vida pública, foi autor do projeto de lei que criou o município de Aparecida de Goiânia. Ele exerceu, ainda, o cargo de secretário particular do gabinete do ministro da Justiça e Negócios Interiores, entre 1961-1962.

O político foi líder estudantil, quando estudava Direito, jornalista, sócio fundador da Associação Goiana de Imprensa, presidente do diretório regional da UDN, assessor jurídico do antigo Idago, presidente regional do PDT, funcionário dos Correios e Telégrafos e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA