Política

Projeto de Henrique César visa estimular turismo de estrangeiros em Goiás

Publicado

em


Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei nº 1277/22, de autoria do deputado Henrique César (PSC), que propõe a sinalização das repartições públicas, privadas, cidades históricas e turísticas de Goiás, bem como seus estabelecimentos públicos e privados de atendimento público, em outros idiomas e em linguagem acessível às pessoas com deficiência visual.

A proposta foi apresentada no dia 24 passado, e aguarda encaminhamento para Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

A sinalização de que trata o projeto está tangível no 2º artigo da proposta, onde é esclarecido que a “inclusão de linguagem, quando possível, serão transcritas em braile, em placas na entrada dos estabelecimentos públicos e no início e final das faixas de pisos táteis de acesso das instituições e repartições públicas.”

O deputado argumenta que a proposta fará de Goiás um estado mais atraente aos visitantes, uma vez que é imprescindível a sinalização em outras línguas, a fim de atrair, além do turismo nacional, o internacional.

Sobre os idiomas que serão inseridos, a propositura estabelece que, além do português, também o espanhol e o inglês, idiomas que estão entre os quatro mais falados no mundo. 

READ  Goiás registrará queda na umidade do ar nos próximos dias

Dado do Anuário Estatístico de Turismo 2020, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Dados e Informações do Ministério do Turismo, apontou que o Brasil é destino de cerca de 1,95 milhão de argentinos e 590 mil americanos a cada ano, países que falam os idiomas espanhol e inglês, respectivamente.

Inclusão

A propositura visa, também, assegurar a igualdade de oportunidade no sentido de atender a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, que é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Com isso, o 3º artigo do projeto em tramitação assegura que seja disponibilizado sinal sonoro nas instituições e órgãos de atendimento nas repartições públicas e privadas de atendimento ao público, para os deficientes visuais na emissão e chamadas de senha no painel.

A propositura está na Secretaria de Apoio Legislativo para seguir a tramitação regular. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA