Política
Voto no exterior
O segundo semestre do ano de 2022 será marcado por um importante momento para a democracia: as eleições gerais. Mas e os brasileiros que não estiverem no País em 2 de outubro? E quem não mora mais aqui? Nesta quinta-feira, 12, às 21 horas, o programa “Eleições para Todos”, da TV Alego, irá abordar o tema “Eleições no Exterior” e discute essas e outras questões. A produção vai ao ar após o Alego News, na TV (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube, onde permanece disponibilizado.
A entrevistada da vez é a vice-coordenadora do Instituto de Estudos Avançados em Direito e advogada eleitoralista especializada em Direito Público Stephanie Leão. Segundo ela, a resposta para o problema “brasileiros no exterior durante as eleições” varia de acordo com a situação específica de cada um.
“Se eu sou brasileiro nato, tenho o dever de votar independentemente de ser residente de outro país, mas, se for um eleitor em trânsito por turismo, por exemplo, não justificaria transferir a zona eleitoral apenas por uma ocorrência casual, então a orientação é para justificar a ausência”, explica Stephanie.
As estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizam, atualmente, cerca de 603 mil brasileiros aptos a votar no exterior em 2022. Em abril passado, o TSE aprovou o aumento nos postos de votação em 21 países.
A advogada Stephanie Leão alerta que, mesmo que as respostas para casos de eleitores fora do Brasil sejam diversas, o dever do cidadão de ficar em dia com as obrigações é o mesmo. “É importantíssimo ficar atento à regularização do título de eleitor. Ainda que você não resida mais aqui, ninguém deixa de ser brasileiro e, caso não cumpra seu papel, está sujeito à sanções como impedimento de tirar passaporte”, detalha.
O programa
O “Eleições para Todos” surgiu com o objetivo de falar sobre temas e conceitos políticos para o telespectador da TV Alego, com a finalidade de contribuir para uma maior conscientização do eleitor, em relação às eleições de 2022. “O objetivo é tirar dúvidas dos eleitores. Muita gente não sabe, por exemplo, o que é cota. Estou muito feliz com o resultado”, destaca a coordenadora do programa e chefe da TV Alego, jornalista Luciana Martins.
Segundo Luciana, a definição do nome do programa foi justamente com essa ideia de democratização de um assunto tão importante, que são as eleições. A produção é exibida todas as quintas-feiras, sempre às 21 horas, e essa será sua sétima edição.
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5879
-
Agropecuária6 dias atrás
Inscrições do Agrocolégio são prorrogadas até dia 4 de novembro
-
Destaque6 dias atrás
Ronaldo Caiado mostra força e vence Bolsonaro em Goiás
-
Destaque4 dias atrás
Goiana de 15 anos é campeã mundial escolar de natação paralímpica
-
Política6 dias atrás
Eleito prefeito, Mabel enfatiza compromisso para transformar Goiânia: “Maior missão da minha vida”
-
Agropecuária6 dias atrás
Agrodefesa alerta para cadastro das lavouras de soja em Goiás
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Apenas 21% dos municípios goianos não deram início ao encerramento de lixões
-
Cidades6 dias atrás
Finados: pesquisa do Procon aponta variação de até 574% em preço de flores
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar