Política

Tenha orgulho da sua boca!

Publicado

em


“Tenha orgulho da sua boca.” Esse é o lema que marca a campanha, deste ano, para o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data, comemorada no dia 20 de março, reflete os esforços de profissionais e autoridades da área para correta manutenção e o bom funcionamento do órgão. 

Segundo a Federação Mundial de Odontologia (FDI, na sigla em inglês), problemas bucais, decorrentes de cuidados precários com a boca, afetam, atualmente, cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. A entidade alerta que esses acometimentos deterioram, substancialmente, a qualidade de vida dos indivíduos, gerando dor e sofrimento, além de outros inúmeros transtornos, como distúrbios alimentares, prejuízos na fala e baixa autoestima. 

Isso porque, por um lado, para muitos, a boca abriga o cartão postal do rosto: o sorriso. Formado pelos lábios e dentes, o sorriso é uma expressão que, normalmente, reverencia a qualidade de um humor saudável. 

Além desses elementos, a boca também abriga a língua, o que torna possível o ato da fala. Isso faz com que o órgão desempenhe, portanto, um papel de inegável destaque na comunicação humana. Outras partes da boca, incluem, ainda, as gengivas, o palato (conhecido como “céu da boca”) e as bochechas.

Localizada na face, a boca é, também, a porta de entrada dos alimentos. É, portanto, uma cavidade que integra o sistema digestivo e por onde se inicia a digestão humana. 

Por todos esses aspectos, nem sempre adequadamente considerados, é que a boca se torna um órgão de suma importância para a preservação integral da saúde dos seres humanos. Não é à toa, portanto, as campanhas da FDI para a data, que vem, sucessivamente, reiterando a importância de não se negligenciar a atenção com a higiene e demais cuidados bucais. 

READ  "Queremos exaltar quem tem orgulho das nossas raízes", declarou Sebba durante sessão de homenagem às Cavalhadas Goianas

O apelo da entidade para a campanha desse ano reforça a importância do engajamento de diversos atores sociais. Ela é direcionada tanto para indivíduos quanto para profissionais da saúde, escolas e grupos de jovens, além de ser, também, uma chamada para os governos repensarem ou aprimorarem as suas políticas públicas.

No aspecto dos hábitos individuais, há o encorajamento à manutenção de práticas de higiene oral diárias, visitas regulares ao dentista e adoção de dietas balanceadas e com baixa ingestão de açúcar. Evitar fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também estão entre as recomendações indicadas. 

Já aos profissionais que atuam diretamente com a saúde bucal, bem como aos demais especialistas da área da saúde, o apelo é para que possam ir além da prática cotidiana. Ou seja: que eles avancem no sentido de serem, também, disseminadores de informação, ajudando a educar o público que atendem. 

Essa ação vai ao encontro do trabalho das escolas, às quais se solicita, especificamente dos professores, que possam abordar, em suas aulas, os temas relacionados à saúde bucal, estimulando, nos estudantes, a prática de comportamentos saudáveis. 

Aos governos, por fim, o apelo é para que possam defender o progresso da área e implementar políticas públicas sustentáveis de promoção à saúde bucal para todos.  

READ  Proposta que altera LDO para 2022 recebe pedido de vista na Comissão Mista

Ações parlamentares

Na Alego, o assunto foi tema de projeto da Legislatura anterior, que virou lei no Governo de Ronaldo Caiado (União Brasil). A matéria, que instituiu a Política de Atenção à Saúde Bucal “Goiás Sorridente”, foi defendida pelo então deputado Marquinho Palmerston, em 2017. A legislação, em vigor desde 2019, prevê a ampliação e qualificação da atenção especializada na saúde bucal e o incentivo ao desenvolvimento de programas educativos sobre o tema.

Na atual Legislatura, o assunto permanece sendo alvo de dois projetos em tramitação. São eles:

Processo nº 1817/19 – Deputado Talles Barreto (PSDB). Dispõe sobre a obrigatoriedade da atuação de odontólogo/cirurgiões-dentistas nas unidades de saúde e unidades de terapia intensiva (UTIs), no âmbito da rede hospitalar pública e privada do estado de Goiás e dá outras providências. Andamento: Processo em fase de 1ª discussão e votação, tendo como apensados os processos de nº 5518/21, do deputado Delegado Eduardo Prado (DC); e o de nº 2147/19, do presidente Lissauer Vieira (sem partido). 

Processo nº 3965/19 – Deputado Wagner Neto (PRTB). Institui o Programa de Higiene Bucal no Currículo Escolar do Ensino Infantil e Fundamental na Rede Pública Estadual do Estado de Goiás.  Andamento: Processo em fase de 1ª discussão e votação.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA