menu
Secretaria Estadual de Saúde ganha prêmio nacional

Secretaria Estadual de Saúde ganha prêmio nacional

Secretaria Estadual de Saúde ganha prêmio nacional

Dois programas pioneiros de inovação digital, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foram reconhecidos com o primeiro lugar no Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC), o maior reconhecimento do setor de informática no Brasil.

"Este prêmio é um reflexo do compromisso do Estado com a inovação na saúde", afirmou o secretário de Saúde, Rasível Santos, que representou o Governo de Goiás na cerimônia de entrega do prêmio Abep-TIC, realizada na sexta-feira (09/08) no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, no Rio de Janeiro. As iniciativas premiadas foram o "Meu PEP: o prontuário é do paciente" e o sistema de inteligência artificial "Susi: LLM e RAG como Assistente Virtual da SES-GO".

O "Meu PEP" conquistou o primeiro lugar na categoria "Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão" e foi recebido pela superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, Luiselena Esmerado. Já o técnico da SES-GO, Wanderson Marques, foi o responsável por receber o prêmio de "Melhor Solução de Governo Digital Baseada em Inteligência Artificial" pelo sistema Susi: LLM e RAG como Assistente Virtual.

"Estamos extremamente orgulhosos por receber esses dois prêmios e agradecemos ao governador Ronaldo Caiado pelos investimentos na transformação digital de nosso Estado. Ontem, fomos reconhecidos como o Estado mais digital do País", destacou o secretário, referindo-se a outro prêmio concedido pela Abep-TIC na quinta-feira (08/08). Além dos prêmios, as duas soluções foram apresentadas no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, que reuniu profissionais de tecnologia da informação e comunicação do setor público de todas as esferas de governo no Brasil.

Para o secretário Rasível Santos, esses prêmios são destinados ao cidadão goiano, pois ampliam a transparência e melhoram o acesso aos serviços de saúde. "Eles nos ajudam a concretizar o princípio mais desafiador do SUS, que é a equidade: fazer mais por quem mais precisa", ressaltou. "Esses prêmios nos incentivam a continuar cuidando das pessoas, incorporando tecnologia e aprimorando o atendimento para todos os cidadãos de Goiás", acrescentou.

Acesso ao Prontuário

O "Meu PEP" é um aplicativo que oferece ao cidadão acesso a uma série de informações sobre seu histórico de saúde nas redes estadual e municipal. O aplicativo é acessado por meio da plataforma Expresso.

Rasível Santos explicou que, através do sistema, o paciente pode consultar dados como medicamentos prescritos e retirados, consultas realizadas e agendadas, exames com laudos e imagens, vacinas recebidas e internações.

O secretário adiantou que a SES-GO está trabalhando para tornar o "Meu PEP" ainda mais abrangente. O próximo passo será a integração do padrão internacional de interoperabilidade FHIR, permitindo que dados de planos de saúde e da rede privada também sejam incorporados ao sistema.

A outra iniciativa premiada, a inteligência artificial SUSi, também é inédita no Brasil. Trata-se de um chatbot que armazena todos os artigos da Revista da Escola de Saúde de Goiás. Segundo a subsecretária de Inovação, Planejamento, Infraestrutura e Educação da SES-GO, Ana Carolina Abrahão, a ferramenta facilita o acesso ao conhecimento para o cidadão. O usuário faz uma pergunta e a SUSi responde com um resumo dos artigos relevantes, direcionando-o aos documentos originais de onde a informação foi extraída.

Ana Carolina destacou que o Governo de Goiás continua investindo fortemente na expansão tecnológica e na estruturação de sistemas de saúde, contribuindo significativamente para a gestão e assistência na área.

Facebook