Secretaria Estadual de Saúde ganha prêmio nacional
Dois programas pioneiros de inovação digital, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foram reconhecidos com o primeiro lugar no Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC), o maior reconhecimento do setor de informática no Brasil.
"Este prêmio é um reflexo do compromisso do Estado com a inovação na saúde", afirmou o secretário de Saúde, Rasível Santos, que representou o Governo de Goiás na cerimônia de entrega do prêmio Abep-TIC, realizada na sexta-feira (09/08) no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, no Rio de Janeiro. As iniciativas premiadas foram o "Meu PEP: o prontuário é do paciente" e o sistema de inteligência artificial "Susi: LLM e RAG como Assistente Virtual da SES-GO".
O "Meu PEP" conquistou o primeiro lugar na categoria "Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão" e foi recebido pela superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, Luiselena Esmerado. Já o técnico da SES-GO, Wanderson Marques, foi o responsável por receber o prêmio de "Melhor Solução de Governo Digital Baseada em Inteligência Artificial" pelo sistema Susi: LLM e RAG como Assistente Virtual.
"Estamos extremamente orgulhosos por receber esses dois prêmios e agradecemos ao governador Ronaldo Caiado pelos investimentos na transformação digital de nosso Estado. Ontem, fomos reconhecidos como o Estado mais digital do País", destacou o secretário, referindo-se a outro prêmio concedido pela Abep-TIC na quinta-feira (08/08). Além dos prêmios, as duas soluções foram apresentadas no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, que reuniu profissionais de tecnologia da informação e comunicação do setor público de todas as esferas de governo no Brasil.
Para o secretário Rasível Santos, esses prêmios são destinados ao cidadão goiano, pois ampliam a transparência e melhoram o acesso aos serviços de saúde. "Eles nos ajudam a concretizar o princípio mais desafiador do SUS, que é a equidade: fazer mais por quem mais precisa", ressaltou. "Esses prêmios nos incentivam a continuar cuidando das pessoas, incorporando tecnologia e aprimorando o atendimento para todos os cidadãos de Goiás", acrescentou.
Acesso ao Prontuário
O "Meu PEP" é um aplicativo que oferece ao cidadão acesso a uma série de informações sobre seu histórico de saúde nas redes estadual e municipal. O aplicativo é acessado por meio da plataforma Expresso.
Rasível Santos explicou que, através do sistema, o paciente pode consultar dados como medicamentos prescritos e retirados, consultas realizadas e agendadas, exames com laudos e imagens, vacinas recebidas e internações.
O secretário adiantou que a SES-GO está trabalhando para tornar o "Meu PEP" ainda mais abrangente. O próximo passo será a integração do padrão internacional de interoperabilidade FHIR, permitindo que dados de planos de saúde e da rede privada também sejam incorporados ao sistema.
A outra iniciativa premiada, a inteligência artificial SUSi, também é inédita no Brasil. Trata-se de um chatbot que armazena todos os artigos da Revista da Escola de Saúde de Goiás. Segundo a subsecretária de Inovação, Planejamento, Infraestrutura e Educação da SES-GO, Ana Carolina Abrahão, a ferramenta facilita o acesso ao conhecimento para o cidadão. O usuário faz uma pergunta e a SUSi responde com um resumo dos artigos relevantes, direcionando-o aos documentos originais de onde a informação foi extraída.
Ana Carolina destacou que o Governo de Goiás continua investindo fortemente na expansão tecnológica e na estruturação de sistemas de saúde, contribuindo significativamente para a gestão e assistência na área.
Facebook