menu
Goiânia registra 10,6 mil atendimentos de crianças e adolescentes
Com ampliação dos serviços, o tempo de espera tem redução de 47%

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou 10.615 atendimentos a crianças e adolescentes entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, após a ampliação do atendimento infantil para toda a rede de urgência e emergência da capital. O aumento foi de 75% em relação aos 22 dias anteriores, com redução de até 47% no tempo de espera.

A iniciativa, determinada pelo prefeito Sandro Mabel, ampliou de cinco para 13 o número de unidades que oferecem atendimento pediátrico 24 horas. "Falamos na campanha sobre a necessidade de atendimento pediátrico em todas as unidades de saúde, como meta para os primeiros 100 dias. Estamos cumprindo esse compromisso e vamos ampliar ainda mais para garantir tranquilidade aos pais e crianças que enfrentavam dificuldades para conseguir atendimento", afirmou Mabel.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a descentralização do atendimento facilitou o acesso e melhorou a distribuição da demanda. "Agora os pais não precisam percorrer grandes distâncias para buscar atendimento para seus filhos. O acesso ficou muito mais fácil", destacou.

Com a reorganização dos serviços, houve redução na sobrecarga do Cais de Campinas, que antes concentrava grande parte dos atendimentos infantis. "Apesar do aumento geral da demanda, no Cais de Campinas já registramos uma queda de 25% nos atendimentos infantis", acrescentou Pellizzer.

Outro avanço foi a redução do tempo de espera para atendimento, que caiu 47% em janeiro, em comparação a dezembro de 2024. "Agora temos um profissional médico exclusivo para atendimento infantil em cada unidade, evitando que as crianças precisem aguardar na mesma fila dos adultos", explicou o secretário. "Isso é essencial, pois crianças podem evoluir rapidamente para quadros mais graves e requerem intervenção imediata".

Pais que já utilizaram o serviço relatam melhorias. Gustavo Severo, morador do Setor Cidade Jardim, buscou atendimento para o filho de dois anos na UPA do Jardim América e destacou a agilidade no processo. "Antes, a gente precisava ir ao Cais de Campinas e esperar muito tempo. Agora fomos atendidos rapidamente por uma pediatra excelente", relatou.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO

Desde 15 de janeiro, a rede municipal de Goiânia oferece atendimento infantil 24 horas nas seguintes unidades:

  • Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (Ciams) dos setores Urias Magalhães e Novo Horizonte;
  • Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial;
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).

 

Facebook