menu
Anápolis: saiba como e quem pode solicitar vacina contra bronquiolite para bebês
Sazonalidade é o período em que o vírus circula com maior intensidade e tem como previsão para ocorrer de março a julho

O município de Anápolis abriu o período de solicitação para o anticorpo monoclonal Palivizumabe, imunizante que protege bebês da bronquiolite, uma infecção viral que provoca inflamação nos bronquíolos e nas vias aéreas dos pulmões.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o medicamento pode ser aplicado em menores de um ano que nasceram prematuros com idade gestacional igual ou inferior a 28 semanas, após a alta hospitalar.  

O Palivizumabe também está disponível para menores de dois anos que tenham cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica importante ou doença pulmonar crônica da prematuridade (displasia broncopulmonar), desde que tenham recebido tratamento nos últimos seis meses antes do período de sazonalidade do Vírus Sincicial Respiratório (VSR).  

A sazonalidade do VSR, período de maior circulação do vírus, está prevista para ocorrer entre março e julho, segundo a Secretaria de Saúde.  

COMO SOLICITAR  

Os responsáveis devem procurar a Gerência de Imunização de Anápolis, localizada na Avenida Universitária, nº 2221, bairro Vila Santa Isabel.  

Para realizar a solicitação, é necessário apresentar os seguintes documentos médicos:  

- Pedido médico com a prescrição das doses pós-hospitalar;  

- Relatório médico e justificativa detalhada sobre o quadro de prematuridade, cardiopatia ou displasia broncopulmonar, incluindo medicamentos utilizados;  

- Laudo de ecocardiograma ou radiografia de tórax (para maiores de 1 ano).  

Também é preciso levar documentos pessoais:  

- Certidão de nascimento e cartão do SUS da criança;  

- Caderneta de vacinação da criança;  

- Documento de identificação do responsável;  

- Comprovante de residência atualizado (máximo de três meses).  

A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização para a proteção dos grupos vulneráveis durante o período crítico de circulação do vírus. 

 

Facebook