Política

Publicada lei que declara festival em Nova Veneza como patrimônio cultural

Publicado

em


Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 21.099 (originalmente projeto de lei nº 7254/19), de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), que declara como patrimônio imaterial cultural a gastronomia e cultura do Festival Italiano de Nova Veneza.

O festival é rico em manifestações culturais, incluindo músicas, danças típicas, apresentações de corais, lançamento de livros literários e cinema italiano. De acordo com o parlamentar, “cerca de 60% dos moradores têm ascendência italiana, e o festival foi criado justamente para enaltecer e valorizar a cultura dos moradores, resgatando, inclusive, a gastronomia”.  

História

Com mais de 10 mil habitantes, situada a 40 km de Goiânia, Nova Veneza abriga memórias que compõem a história da ocupação italiana do Brasil.

Na justificativa do projeto, Humberto Teófilo também destaca que as dificuldades da I Guerra Mundial fizeram com que muitos europeus deixassem o continente em busca de paz e trabalho.

O autor da matéria salienta que, com o fim da escravidão no Brasil, surgiram oportunidades para trabalhadores experientes e detentores de técnicas mais avançadas. Foi esse contexto que atraiu João, Cesário e Joaquim Stival, que saíram da região de Treviso, na Itália, no ano de 1911, para São Paulo, onde trabalhariam em lavoura de café.

READ  Rádio Nacional premia vencedores do Festival Nacional do Alto Solimões

Pouco tempo depois, diz o deputado, os italianos descobriram que em Goiás havia terras boas e com valor acessível. Então, em 1924, adquiriram 362 alqueires de uma propriedade rural na região de Nova Veneza e instalaram-se com a família e amigos. Posteriormente, outras famílias italianas migraram para a região e o lugar ficou conhecido como “Colônia dos Italianos”. Em 1958, a colônia tornou-se município, batizado de Nova Veneza.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA