Política

Proposta que defende atuação de odontólogos em UTIs é acolhida em definitivo pela Alego

Publicado

em


Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei nº 1817/19, apresentado pelo deputado Talles Barreto (PSDB), que propõe que profissionais de odontologia atuem em Unidades de Terapia Intensiva privadas e públicas. A propositura, deliberada na tarde desta quarta-feira, 22, já se encontra apta à sanção do chefe do Poder Executivo.

“A atuação dos profissionais visa proporcionar tratamento aos pacientes além da causa da internação”, explica o parlamentar. “Desta forma será possível prevenir outras complicações, e reduzir a possibilidade de novas infecções e inflamações no organismo”, salienta Barreto.

O propositor justifica, ainda, ao afirmar que “esse tratamento preventivo pode evitar complicações como a endocardite, que ocorre quando germes entram na corrente sanguínea por meio de escovação e mastigação de alimentos, principalmente se os dentes e gengivas não estiverem saudáveis”, pontua.

Conforme o autor do projeto de lei, “é cientificamente comprovado que o risco de proliferação de germes e bactérias, principalmente em pacientes que necessitam de ventilação mecânica, impedidos de fecharem a boca e em contato maior com o meio ambiente”, esclarece. 

READ  CCJ aprova proposta que estimula o cooperativismo em Goiás. Na reunião desta quinta-feira, outros 19 processos são analisados

Caso a propositura seja aprovada e sancionada, as UTIs contarão com o profissional para tratamento bucal e atendimento especializado aos pacientes, selecionados e contratados pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o parlamentar, os recursos para atender às determinações da legislação deverão possuir dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA