Geral
Profissionais da prefeitura iniciam manejo de peixes exóticos em parques
Ações realizadas por especialistas acontecem nos parques Ipiranga e JK com intuito de controle e preservação das espécie
A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano realizou ação, no lago do Parque Municipal Ipiranga, para manejo de peixes exóticos considerados invasores do Bioma. A iniciativa visa a retirada de espécies que podem causar prejuízos à biodiversidade nativa. Os peixes estão sendo retirados pela equipe especializada em Pesca Esportiva de Caiaque Goiás, com vara e anzol. Posteriormente, serão destinados ao consumo de animais silvestres em reabilitação, resgatados pela equipe da secretaria.
Durante os estudos dos ambientes aquáticos em Anápolis foram identificadas as seguintes espécies nativas do Bioma Cerrado: lambari, piau, pintado e traíra. Dentre as espécies invasoras, três são mais frequentes, sendo o pacu, tilápia e tucunaré. O pacu é originário da Bacia dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. O termo “tucunaré” refere a 15 variedades de peixes nativos das bacias Amazônica, do Orinoco e do Tocantins-Araguaia. Já a tilápia, tem origem na África e no Oriente Médio. Não se sabe ao certo como essas espécies chegaram aos lagos do município, mas isso ocorre devido à intervenção humana, de forma intencional ou não, ou através de fenômenos naturais.
A secretaria reforça ainda que a pesca predatória é expressamente proibida nos lagos dos parques municipais. A ação tem intuito de controle e preservação, a ser realizada exclusivamente por equipe especializada com a devida autorização.
Prefeitura de Anápolis
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Geral6 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar