Geral

Profissionais da prefeitura iniciam manejo de peixes exóticos em parques

Publicado

em

Ações realizadas por especialistas acontecem nos parques Ipiranga e JK com intuito de controle e preservação das espécie

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano realizou ação, no lago do Parque Municipal Ipiranga, para manejo de peixes exóticos considerados invasores do Bioma. A iniciativa visa a retirada de espécies que podem causar prejuízos à biodiversidade nativa. Os peixes estão sendo retirados pela equipe especializada em Pesca Esportiva de Caiaque Goiás, com vara e anzol. Posteriormente, serão destinados ao consumo de animais silvestres em reabilitação, resgatados pela equipe da secretaria.

Durante os estudos dos ambientes aquáticos em Anápolis foram identificadas as seguintes espécies nativas do Bioma Cerrado: lambari, piau, pintado e traíra. Dentre as espécies invasoras, três são mais frequentes, sendo o pacu, tilápia e tucunaré. O pacu é originário da Bacia dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. O termo “tucunaré” refere a 15 variedades de peixes nativos das bacias Amazônica, do Orinoco e do Tocantins-Araguaia. Já a tilápia, tem origem na África e no Oriente Médio. Não se sabe ao certo como essas espécies chegaram aos lagos do município, mas isso ocorre devido à intervenção humana, de forma intencional ou não, ou através de fenômenos naturais.

A secretaria reforça ainda que a pesca predatória é expressamente proibida nos lagos dos parques municipais. A ação tem intuito de controle e preservação, a ser realizada exclusivamente por equipe especializada com a devida autorização.

Prefeitura de Anápolis

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA