Cidades

Prefeitura de Goiânia reforça necessidade de atualização cadastral de imóveis

Publicado

em


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, visitou, na manhã desta segunda-feira (07/02), Maile Goncalves da Silva, contribuinte que pediu esclarecimentos sobre o valor do IPTU 2022 de seu imóvel. Acompanhado da primeira-dama, Thelma Cruz, titulares e técnicos da Secretaria Municipal de Finanças, Rogério Cruz orientou a moradora quanto à atualização cadastral. “O imposto cobrado da Maile veio sobre o ITU, porém, o imóvel dela já está construído. Isso significa que seu imposto terá valor reduzido daqui para frente”, explicou Rogério Cruz.

A contribuinte entrou em contato com a Administração questionando a cobrança de seu IPTU 2022, no valor de R$ 394,68. Entretanto, ao verificar o cadastro de Maile, foi identificado que ainda permanecia a situação de terreno não construído, o que não condiz com a realidade do imóvel. Deste modo, técnicos da Secretaria de Finanças foram até a residência da moradora no final de semana e fizeram a primeira avaliação.

Na visita desta manhã, Maile já recebeu a documentação com processo aberto para a atualização cadastral, com a transferência de terreno para imóvel construído. Como a moradora já havia efetuado o pagamento do boleto, aquele valor indevido será ressarcido mediante recurso. Com a atualização cadastral finalizada, passa a emitir o boleto do IPTU incidente sobre o imóvel residencial.

READ  Na Semana da Consciência Negra, garis do Coral Vozes da Comurg comemoram destaque profissional e reforçam esperança em dias melhores

“A situação da Maile não é única. Diversos goianienses encontram-se com cadastros desatualizados, o que incorre em cobrança indevida de seus impostos”, disse o prefeito. “Como o cadastro é a base para o cálculo do imposto, ter os dados corretos é imprescindível. Alguns podem até ser contemplados com isenção, a depender do valor venal”, frisou. “Lembrando que, com o novo Código Tributário, a tributação é feita sobre a capacidade econômica, promovendo a justiça social”, concluiu Rogério Cruz.

Secretário executivo da Sefin, Lucas Morais explicou que a atualização cadastral é de suma importância, uma vez que a alíquota do ITU é superior à aplicada no IPTU. “O cadastro serve como base para o cálculo do imposto. No caso da dona Maile, por exemplo, o boleto do IPTU daqui para a frente será bem menor”, esclareceu.

Maile elogiou o atendimento personalizado da Prefeitura de Goiânia e ressaltou que, assim como todos os goianienses, sua reivindicação foi ouvida e a Administração, sensível à sua situação. “Assim como meu caso está em andamento para ser resolvido, o seu também será. Por isso, estou disposta a contribuir com os meus vizinhos para que os seus impostos também sejam revistos”, pontuou.

READ  Goiás tem 24.655 mortos e 945.460 infectados

Por ser uma líder da região, Maile destacou que outros moradores também devem estar na mesma situação. Por isso, organizará, junto às equipes da Prefeitura, atendimentos descentralizados, mediante agendamento, para revisão e atualização cadastral dos vizinhos.

Onde fazer a atualização cadastral

O contribuinte pode atualizar o cadastro do seu imóvel em qualquer uma das lojas do Atende Fácil na capital, mediante agendamento pelo site da Prefeitura.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA