Saúde

Goiás inaugura novas instalações de tratamento e apoio a pacientes de diabetes

Publicado

em

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) inaugurou nesta terça-feira (14/05) as instalações do novo Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e Centro de Serviços Especializados (Cesesp) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

 

Com investimento de cerca de R$ 4,5 milhões, as novas instalações reúnem estrutura moderna em uma área de aproximadamente mil metros quadrados para atender mais de 3 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por mês.

 

A entrega foi feita pelo governador em exercício Daniel Vilela que falou sobre a melhora do acesso à saúde para a população goiana.

 

“O Governo de Goiás, sob a liderança e a determinação do governador Ronaldo Caiado, está investindo numa saúde de qualidade, oferecendo o que há de melhor, regionalizando o atendimento, não só aqui na Região Metropolitana, mas em todo o estado”, explicou Daniel.

 

DIABETES

Quinto país no ranking com o maior número de diabéticos, o Brasil tem quase 12% de sua população acometida pela doença. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou que os serviços oferecidos pelo governo estadual colocam o paciente como prioridade.

READ  Série "Isso é Goiás" destaca, nas redes sociais da Alego, essa semana, a história e o potencial turístico de Britânia

 

“Os pacientes recebem um cuidado aqui que não existe na iniciativa privada e que os planos de saúde não oferecem. Os pacientes têm acesso a uma estrutura de primeira qualidade e especialistas de renome”, citou.

 

Situado em sede alugada desde 2018, na Avenida Anhanguera, o Cead conta agora com espaço próprio, tendo ampliado a capacidade de atendimento em 50%. O local oferece abordagem multidisciplinar, com serviço de endocrinologia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social e podologia aos pacientes com diabetes.

 

Daniel Vilela também afirmou que o “Cead tem se destacado, inclusive nacionalmente, na luta contra o diabetes, na orientação, no amparo, a essas pessoas que vivem uma dificuldade e que têm uma queda na sua qualidade de vida em razão dessa doença que ataca milhares de brasileiros”. Em seis anos, o Cead já realizou mais de 100 mil atendimentos ambulatoriais, 267 cirurgias metabólicas e 26.434 atendimentos multidisciplinares.

 

O Cead recebeu o nome de Dona Zezé Kajuru, mãe do senador Jorge Kajuru, falecida aos 61 anos por complicações causadas pelo diabetes. Presente na solenidade, o parlamentar agradeceu a homenagem e afirmou que a primeira unidade do tipo, criada há seis anos, serviu como referência aos demais estados brasileiros. “Seis senadores da República já vieram a Goiás para conhecer o trabalho, que serve como multiplicador para o país”, relatou.

READ  Major Araújo pede apoio de parlamentares para aperfeiçoamento de projeto do Governo que altera a contribuição previdenciária

 

CESESP

O Centro de Serviços Especializados (Cesesp) foi criado para aprimorar o atendimento ambulatorial do HGG e oferece, em sua estrutura, os serviços de hemodiálise para pacientes admitidos com indicação para realizar terapia dialítica até que haja disponibilidade de vagas em clínicas próximas a residência do usuário.

 

O novo espaço também conta com leito-dia para atendimento de pacientes em acompanhamento da equipe de transplante de medula óssea e realização de pequenos procedimentos.

 

O coordenador técnico do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG, Marcelo Rabahi, citou a importância das inaugurações “ao entregar para a população saúde de excelência e aos profissionais da saúde uma condição de trabalho com dignidade”.

 

O chefe do departamento de endocrinologia do HGG, Nelson Rassi, afirmou que as inaugurações dos centros contribuem para “fazer parte da história da medicina goiana”.

 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA