Cidades

Prefeitura de Goiânia lança programa Pomar nas Escolas, e anuncia ampliação do Horta Escolar

Publicado

em


O prefeito Rogério Cruz lançou, nesta terça-feira (22/02), na Escola Municipal Nadal Sfredo, no Jardim Liberdade, o projeto Pomar nas Escolas, programa que propõe o plantio de árvores frutíferas em unidades de ensino de Goiânia. O evento marca a comemoração do aniversário de 20 anos do Horta Escolar e ampliação do programa.

Rogério Cruz destacou que, “no início da gestão, o programa estava presente em 245 unidades. Agora, 330 escolas e Centros Municipais de Educação (Cmeis) contam com o projeto, que conscientiza sobre preservação ambiental e hábitos saudáveis de alimentação”.

Cruz salientou, ainda, que ambos projetos refletem o compromisso da Prefeitura de Goiânia com a educação e o meio ambiente. “O Horta Escolar, por exemplo, tem papel fundamental no desenvolvimento de ações sustentáveis nas unidades de ensino”, pontuou.

“Para complementar essa iniciativa, lançamos o plantio de árvores frutíferas nas escolas. Goiânia já era exemplo com o Arboriza Gyn, ação do plantio simultâneo de mudas. Agora será referência em Educação Ambiental”, completou.

Fotos: Daiany Pereira e Jackson Rodrigues

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, destacou a importância do Horta, desenvolvido em parceria com empresas privadas e outras instituições. “A gestão pública vive de semeadura, cultivo e colheita. E é nessa perspectiva que a gestão atual trabalha para levar projetos inovadores às escolas”, disse.

READ  Mês do Servidor conta com programação de palestras, oficinas e workshops

Bessa explicou que, no caso do Horta Escolar, o projeto foi resgatado após o primeiro ano de pandemia e contou com o apoio de vários parceiros. “Agora, lançamos o Pomar nas Escolas com o apoio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). E, assim, direcionamos recursos expressivos para instituições e criamos projetos importantes que transformam o ensino público da capital”, afirma.

O evento contou com a presença da primeira-dama Thelma Cruz, embaixadora do Projeto Horta Escolar, e alunos que são atendidos pelo programa. Na cerimônia, os estudantes participaram de atividades lúdicas. Profissionais e apoiadores foram homenageados.

Sustentabilidade

O programa Horta Escolar promove o plantio de hortaliças em escolas e Cmeis, estimula protagonismo, desenvolvimento infantil, e reforça conceitos de sustentabilidade e cuidados com meio ambiente na Rede Municipal de Educação.

O projeto compõe a rotina dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, e será ampliado para as 372 instituições educacionais da capital até março deste ano. O Horta Escolar tem custo zero para a Prefeitura de Goiânia e alimenta, de forma saudável, crianças, jovens e adultos matriculados na rede municipal de ensino, uma vez que os itens cultivados são, também, inseridos na merenda escolar.

READ  Governo de Goiás e OVG distribuem cobertores a pessoas em situação de rua em Goiânia

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA