Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Prefeitura celebra 79 anos do Batismo Cultural de Goiânia

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), comemora no próximo domingo (4/7), às 11h, os 79 anos do Batismo Cultural da Capital, lembrado no dia 5 de julho. Para a data, a Orquestra Sinfônica de Goiânia preparou uma live com a participação especial da cantora Maíra Lemos. A transmissão será ao vivo, direto do Teatro Goiânia, pelo canal da Orquestra no Youtube e Facebook.

A apresentação será com uma formação reduzida de cordas, sopros e percussão, observando rigorosamente todos os cuidados e recomendações das autoridades sanitárias em relação à pandemia da Covid-19.

No concerto, obras do maestro Joaquim Jayme e arranjos orquestrais de músicas tradicionais goianas como Só, Noites Goianas, Balada Goiana e outra. Na voz de Maíra Lemos: Meu Coração, De Dois e os clássicos internacionais Memory e My Way. Os arranjos orquestrais foram elaborados especialmente para o evento pelos maestros Sidney Ricardo e Eliseu Ferreira, que rege o concerto.

“É uma data importante no calendário da cidade e, devido à pandemia da Covid-19, é o segundo ano que realizamos a comemoração de forma online. Apesar das restrições, é importante relembrar a nossa história, a história da nossa cidade. Será uma manhã de domingo bem especial e todos estão convidados para ficar ligados de forma virtual”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

O Batismo Cultural

A solenidade do Batismo Cultural de Goiânia aconteceu no Cine-Teatro Goiânia. A sessão solene de inauguração reuniu governadores, intelectuais e ministros para discursos, entrega da chave da cidade ao primeiro prefeito, Venerando de Freitas; e uma movimentada programação cultural, que se estendeu de 1º a 11 de julho de 1942. A Capital é a única cidade do Brasil que tem esta denominação como a data de sua inauguração oficial.

Foto: Divulgação

Lívia Máximo, editoria de Cultura

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA