menu
Projeto que extingue dois fundos constitucionais tramita na CCJ

Projeto que extingue dois fundos constitucionais tramita na CCJ

Projeto que extingue dois fundos constitucionais tramita na CCJ

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o projeto de lei n° 7516/19, oriundo da Governadoria do Estado, que propõe revogar os artigos 144-A e 144-B da Constituição Estadual os quais tratam, respectivamente, do Fundo Constitucional do Nordeste Goiano e do Fundo Constitucional do Vale do São Patrício e Norte Goiano.

Segundo é esclarecido no texto do projeto, trata-se de uma medida de modernização da gestão pública estadual e, consequentemente, de melhoria no gerenciamento dos recursos financeiros do Estado. O objetivo é reduzir dois fundos especiais, para aperfeiçoar a estrutura administrativa (prestação de contas; movimentações orçamentárias e financeiras; necessidade de profissionais contábeis) e facilitar a gestão financeira estadual, principalmente, nos fundos especiais remanescentes.

A matéria atende também a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), que recomenda que seja avaliada a pertinência da manutenção de diversos fundos estaduais que não possuem previsão nas Constituições Federal ou Estadual.

“Trata-se de projeto que integra um conjunto de medidas de ajuste necessárias ao alcance da completa reorganização financeira que se tenciona atingir em Goiás, a despeito de todos os constrangimentos de ordem orçamentária e financeira enfrentados. Almeja-se, ainda, a racionalização da máquina pública com a adequação de suas engrenagens centrais a favor da eficiência na prestação dos serviços públicos e da garantia de um aparato administrativo autossustentável”, justifica a Governadoria, no texto enviado à Assembleia Legislativa.

A propositura aguarda devolução dos pedidos de vistas dos parlamentares Major Araújo (PSL) e Lêda Borges (PSDB), para ter o parecer apreciado na CCJ. Caso seja aprovado, o texto segue para apreciação do Plenário.

Facebook