Por iniciativa de Coronel Adailton, Alego promoveu sessão solene em homenagem aos policiais penais nesta 2ª-feira, 5

Por iniciativa de Coronel Adailton, Alego promoveu sessão solene em homenagem aos policiais penais nesta 2ª-feira, 5

Por iniciativa de Coronel Adailton, Alego promoveu sessão solene em homenagem aos policiais penais nesta 2ª-feira, 5

Por iniciativa do deputado Coronel Adailton (PRTB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã dessa segunda-feira, 5, sessão solene para a entrega do Certificado de Mérito Legislativo aos policiais penais que atuam no Estado. A solenidade teve lugar no plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego e contou com a presença do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB).

Ao discursar na sessão solene, o deputado Coronel Adailton enalteceu o trabalho realizado pela categoria em Goiás. O parlamentar ressaltou que se trata de um trabalho exemplar e que serve de referência para outros estados. O Dia do Policial Penal é comemorado em 4 de dezembro.

Coronel Adailton externou a gratidão dele aos policiais penais de Goiás, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a representantes da categoria, escolhidos pelo seu gabinete e por entidade ligadas a eles, como a Associação dos Policiais Penais de Goiás. O deputado deixou claro que a categoria trabalha em harmonia com os demais setores da segurança pública no Estado.

"Esse trabalho de integração obteve resultados positivos para a segurança pública, em Goiás, nesses últimos quatro anos”. O parlamentar destacou ainda que vem mantendo contato com o governador Ronaldo Caiado (UB), visando resolver logo a questão dos servidores temporários, que ainda prestam serviço na segurança pública.

Adailton aproveitou, ainda, para enaltecer o serviço prestado na área educacional pelas 64 unidades dos colégios militares no Estado. E assegurou que, no que depender dele, vai continuar se esforçando para que a Educação em Goiás seja sempre referência para outros estados.

O deputado federal Dr. Zacharias Calil também participou da sessão solene realizada por iniciativa do deputado Coronel Adailton, em homenagem aos policiais penais do estado de Goiás e ressaltou a importância da solenidade. “É motivo de enorme satisfação e alegria participar dessa justa homenagem, pois tenho uma filha que é policial penal e sei da importância dessa profissão para a nossa sociedade”, disse.

O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires Nicolau do Nascimento, também discursou na sessão solene. Ele agradeceu ao deputado Coronel Adailton pela lembrança da categoria. E ressaltou que, hoje, a polícia penal, faz parte constitucionalmente da segurança pública no País.

Josimar disse que a homenagem aos representantes da categoria é justa, porque são homens e mulheres que garantem a segurança e o estado de direito da sociedade goiana. “Toda vez que o governador fala da Polícia Penal nos enche de orgulho, afinal, sabemos que estamos no caminho certo. A conquista dessa farda passa por desafios. Hoje, os policiais penais sentem orgulho de estar nesta Casa de Leis, ostentando a farda de policial penal”, disse.

Josimar Pires fez um retrospecto do trabalho prestado pela polícia penal em 2022. Ele também agradeceu ao diretor-adjunto de Administração Penitenciária, Firmino José Alves, bem como a toda a categoria. E, ainda, agradeceu também ao deputado federal Dr. Zacharias Calil, presente na sessão, pelo apoio que tem oferecido à categoria. “Graças a Deus e a todos que tem contribuído conosco, estamos conseguindo melhorar a cada dia o sistema penitenciário no estado de Goiás”, finalizou.

Atribuições da Polícia Penal

A Polícia Penal trabalha para garantir os direitos e deveres na execução penal, promovendo a custódia e a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Antigamente eram conhecidos como agentes penitenciários, mas a Emenda Constitucional nº 104, de 4 de dezembro de 2019, alterou os artigos 21, inciso XIV, o artigo 32 § 4º e o artigo 144, criando a função e delegando ao Estado a função de zelar pela população carcerária e pela infraestrutura dos presídios de Goiás.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook