menu
Executivo propõe criação da Região Metropolitana do Entorno do DF

Executivo propõe criação da Região Metropolitana do Entorno do DF

Executivo propõe criação da Região Metropolitana do Entorno do DF

Tramita na Casa de Leis o projeto 10788/22, de autoria da Governadoria, que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (Coderme).

A proposta é oriunda de solicitação da Secretaria Geral da Governadoria (SGG) e o objetivo geral, segundo consta no texto da matéria, é buscar soluções para a governança metropolitana das Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs).

“Atenção especial é dirigida à necessidade de apontar alternativas para a gestão do sistema de transporte público coletivo interestadual na região do Entorno do DF. Essa atribuição vem sendo alvo de diversas iniciativas para a formatação de gestão inovadora que possa solucionar problemas ligados à mobilidade. Contudo, há questionamentos judiciais por envolver alta complexidade institucional devido à circulação de passageiros em regiões urbanas que ultrapassam perímetros estaduais: áreas administrativas do DF e de municípios de Goiás adjacentes. Essa demanda de transporte exige, portanto, a atuação coordenada dos entes federativos envolvidos para a formalização de acordos de gestão compartilhada e interfederativa”, trata o texto.

Além da mobilidade e do transporte público coletivo, segundo a SGG, existem outros campos que merecem especial atenção na prestação das FPICs, são eles: saneamento básico, desenvolvimento urbano integrado, serviços sustentáveis, segurança pública, saúde, atividades para o desenvolvimento de cidades inteligentes, estimulo às energias renováveis e educação.

A RME será composta de doze municípios goianos limítrofes à Brasília: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

A matéria foi encaminhada à Comissão Mista da Assembleia Legislativa para devida apreciação.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook