menu
Fiscalização flagra desmatamento ilegal de 132 hectares em Teresina de Goiás
Supressão estava em andamento no momento do flagrante

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) flagraram o desmatamento ilegal de 132 hectares de vegetação nativa no município de Teresina de Goiás. Durante a ação, foram aplicadas multas que somam R$ 141 mil, além do embargo da área e apreensão do maquinário utilizado na infração.

A fiscalização identificou que a supressão estava em andamento no momento do flagrante. Do total desmatado, 1,5 hectare estava dentro da reserva legal, enquanto 130,6 hectares foram suprimidos em área fora da reserva legal e de preservação permanente (APP). As sanções aplicadas seguem os parâmetros estabelecidos pelo Decreto Federal 6.514/2008.

DESMATAMENTO EM GOIÁS

Em novembro de 2024, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados do Sistema Prodes sobre o desmatamento no Brasil, referente ao período de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024. Os dados apontam que, em Goiás, houve uma redução de 48,8% no desmatamento em comparação com o período anterior.

A área suprimida foi a menor desde 2001, totalizando 411,9 km². Com essa redução, Goiás ficou em terceiro lugar entre os estados do bioma Cerrado que mais diminuíram o desmatamento em 2023/2024, ficando atrás do Distrito Federal (-72,2%) e da Bahia (-63,3%). O estado superou Mato Grosso (-29,5%), Minas Gerais (-27,6%), Mato Grosso do Sul (-22,2%), Maranhão (-15%), Piauí (-10%), Tocantins (-9,6%) e Rondônia (-8,1%).

Por outro lado, alguns estados registraram aumento no desmatamento no mesmo período. São Paulo teve um crescimento de 112,8%, seguido pelo Paraná (+33,3%) e pelo Pará (+14,2%).

 

Facebook