Geral

Janela de plantio de algodão no Tocantins abrirá dia 21 de novembro

Publicado

em

Com o período do vazio sanitário para a cultura do algodão encerrando neste domingo, 20, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comunica aos cotonicultores que está liberada a partir desta segunda-feira, 21, a janela de plantio da cultura que seguirá até o próximo dia 15 de janeiro para primeira safra (sequeiro), já nas áreas plantadas, a partir do dia 15 de janeiro, (algodão safrinha) a janela seguirá até o dia 15 de março de cada ano. O vazio sanitário durou 60 dias e tem como objetivos prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, a principal praga que ataca a cultura.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, Cleovan Barbosa, após realizar o plantio da cultura do algodoeiro, os cotonicultores devem realizar o cadastro obrigatório das propriedades produtoras no escritório da Agência no município onde a lavoura está cultivada até 15 de janeiro para o algodão primeira safra e até 15 de março para o algodão safrinha, conforme estabelece a legislação, já nas áreas plantadas a partir do dia 15 de janeiro (algodão safrinha) seguirão até dia 15 de março de cada ano.

READ  Governo do Tocantins realiza mais de 17,5 mil atendimentos na Casa de Apoio em 2022

“A cultura do algodão vem crescendo no Tocantins, por isso é fundamental mantermos o controle de pragas e a Adapec realizou, neste período do vazio sanitário, o monitoramento de todas as áreas de plantio cadastradas na Agência para não permitir a presença de plantas vivas no campo”, ressalta Cleovan.

Dados

Na safra 2021/2022, foi cadastrada, pela Adapec, uma área de plantio de 4.800 hectares distribuída entre os municípios de Mateiros, Dianópolis, Campos Lindos e Tocantínia.

Bicudos do algodoeiro

Os adultos são besouros com coloração cinza ou castanha, com 3 mm a 7 mm de comprimento. Infestam as lavouras de algodão desde o início da emissão de botões florais até a colheita, podendo ter de 4 a 6 gerações em um ciclo da cultura e, se não controlados, podem causar perda de até 70% da produção.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA