Tocantins

Hemorrede Tocantins recebe reforço por meio de campanha de doação realizada por órgãos públicos

Publicado

em


Hemorrede Tocantins recebe reforço por meio de campanha de doação realizada por órgãos públicos

22/01/2021 – Aldenes Lima/Governo do Tocantins

“Vou doar pela primeira vez e me sinto muito feliz em saber que posso salvar vidas com este ato. Sempre tive muita vontade de doar e antes por problemas de saúde era impedida”. As palavras são da faturista de plano de saúde Viviane Carvalho, ao participar da campanha #ParceirosPelaVida.

A campanha, que visa mobilizar servidores a doarem sangue, teve início desta sexta-feira, 22, com a unidade móvel da Hemorrede Tocantins estrategicamente posicionada nas proximidades dos órgãos participantes. O próximo evento da campanha será realizado no dia 29 deste mês.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público do Tocantins (MPE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Receita Federal, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a promotora de Justiça da área da Saúde, Araína Cesárea D’Alessandro, que idealizou a campanha, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a necessidade da doação de sangue. “Insumo tão importante quanto o oxigênio. Soubemos que o retorno das cirurgias eletivas depende de um estoque seguro e por isso o Ministério Público, além de cobrar, ações resolveu participar da solução da problemática”, enfatizou.

A superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, considerou a ação de grande importância para a sociedade. “Estamos em um período crítico em decorrência da pandemia que teve impacto nas doações e estas parcerias nos ajudam a garantir um estoque seguro para a população receptora de todo o Estado”, afirmou, acrescentando que a meta são 25 bolsas por dia.

Parcerias

A coordenadora do serviço de saúde do TRE, Mary Carlos Freire, reforçou a importância da ação em prol do coletivo devido à dificuldade que as pessoas têm de serem doadoras com alta frequência. “É preciso sensibilização e nos surpreendemos com a adesão de nossos servidores que superou a expectativa no número de doadores para o dia de hoje”, ressaltou.

O juiz federal Fabrício Roriz Bressan destacou que a Justiça Federal, como instituição pública que trabalha em prol da sociedade, aderiu à campanha para ajudar a atender a população que necessita de sangue. “Sabemos que há uma queda nas doações e que as pessoas continuam a precisar de sangue”, pontuou.

A necessidade da população também foi a motivação para a Receita Federal aderir à campanha. “Quando o estoque está baixo as pessoas ficam carentes e correm riscos, por isso nos dispomos a ajudar a intensificar as doações, participando desta iniciativa. Sou doador há aproximadamente seis anos e é importante a participação de todos que podem fazer isso”, disse o delegado Ricardo Wagner Magalhães Gomes.

Campanha

A campanha #ParceirosPelaVida seguirá durante todo o ano, sendo que as coletas entre os servidores dos órgãos participantes acontecerá a cada três meses. As equipes também estão realizando cadastro de doadores de medula óssea.

Doações

Em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus, a Hemorrede Tocantins registrou uma queda de mais de 30% nas doações de sangue. Podem ajudar a manter os estoques que atendem a todos os hospitais (públicos e privados) do Estado, qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade (os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável), que estejam em boas condições de saúde. Na oportunidade da doação, deve-se apresentar documento oficial com foto.

Em Palmas, os candidatos à doação podem agendar a coleta por meio dos telefones 0800.642.8822 ou 3218-3232/7336; em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545; Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916; e Augustinópolis pelo 3456-1309.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Secretaria da Cidadania e Justiça inscreve custodiados para concorrerem às vagas em Universidades públicas
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA