Geral

Governo do Tocantins agiliza cronograma e pacientes que aguardam cirurgias eletivas devem acompanhar andamento de filas em sistema on-line

Publicado

em

Para manter os pacientes que aguardam por cirurgia, atualizados sobre o atendimento do procedimento eletivo agendado, o Governo do Tocantins conta, há quatro anos, com o Sistema de Gerenciamento de Listas de Espera (Sigle). Nesse sistema, o usuário pode acompanhar com o número do seu Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), as informações de quantos pacientes aguardam o procedimento e quando chegará a sua vez. No site do Sistema, cada paciente tem acesso aos procedimentos por unidade hospitalar, especialidade, subespecialidade e cirurgia.

Como são listas de espera públicas, qualquer cidadão, órgão regulador, áreas técnicas e profissionais da saúde podem acompanhar as informações na plataforma http://sistemas.saude.to.gov.br/Eletivas/. Entretanto, somente os pacientes podem ver detalhes de identificação das próprias cirurgias. Todas as informações pessoais do usuário cadastrado que aguarda um procedimento, são sigilosas.

 Controle e listas públicas

Criado pela área de tecnologia do Governo do Tocantins, o Sigle gerencia e dá transparência às listas de espera de cirurgias eletivas no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Parte da Instrução Normativa do Sistema foi criada considerando a necessidade de organizar um fluxo e normatizar o processo de regulação e autorização das cirurgias eletivas. O Governo do Tocantins cumpre o fluxo estabelecido em legislação específica que envolve as Centrais de Regulação do Estado, unidades hospitalares executantes e municípios solicitantes.

READ  Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços é pauta no 4° Encontro dos Servidores da Carreira de Gestor Público do Governo do Tocantins

Segundo o gerente de Regulação de leitos, José Divino Dias Correria, com o Sistema não só os pacientes que necessitam de cirurgias podem acompanhar o andamento das filas, por tipo de procedimento, unidade hospitalar e outras informações, como a população em geral consegue verificar o tamanho das filas. “Também auxilia o Estado na elaboração de relatórios estatísticos, tomadas de decisão e serve para os órgãos de controle terem conhecimento das demandas. É um sistema que promove transparência”, enfatizou.

Neste ano, todos os 7.122 procedimentos cirúrgicos eletivos realizados nos 17 hospitais de gestão estadual e nas unidades contratualizadas, convênios ou hospitais municipais estavam inseridos no Sigle. “Ele gerencia as filas e publicita as informações aos usuários. Os órgãos municipais de saúde realizam o informativo dos pacientes e após a confirmação da necessidade da cirurgia os usuários são inseridos na lista, que tem critérios como ordem cronológica e clínica”, informou o gerente de Regulação de leitos.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA