Geral

Governo de Goiás convoca população atualizar vacinas contra Covid-19, antes do Carnaval

Publicado

em

As doses atrasadas podem comprometer o esquema vacinal e contribuir com aumento de casos graves no período festivo

Após dois anos sem Carnaval de rua, devido à pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás reforça a importância da atualização das vacinas no prazo adequado para que os imunizantes façam efeito antes do feriado prolongado, a fim de prevenir os casos graves da doença e garantir a segurança dos foliões. Em geral, a proteção começa em duas semanas após a segunda dose.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES)  ressalta que todos devem procurar uma Unidade de Saúde para conferir quais imunizantes estão em atraso visando a atualização do Cartão de Vacinas, principalmente, em relação à imunização contra a Covid-19. 

Quem pode vacinar

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de até cinco doses da vacina contra a Covid-19, a depender da idade e condições de saúde de cada pessoa. Em Goiás, as doses estão liberadas a ampla faixa etária que vai, desde os seis meses, até acima dos 80 anos de idade. 

A primeira dose é recomendada para todos, a partir dos seis meses. As crianças contam com doses infantis específicas. Na semana passada, o estado recebeu 250 mil doses da Pfizer Baby e Pediátrica. Esses imunizantes são destinados a crianças de até 11 anos de idade, já os usuários, acima dos 12 anos, podem receber a vacina destinada aos adultos.

A segunda dose da vacina está disponível nas Unidades de Saúde para as pessoas que tomaram a primeira dose há, pelo menos, um mês. “Quem recebeu a CoronaVac como primeira dose tem de esperar um mês, os vacinados com a Pfizer ou AstraZeneca devem aguardar dois meses para receber a segunda dose”, explica Flúvia Amorim, secretária de Saúde estadual. Os vacinados com a dose da Janssen precisam do reforço após dois meses.

Para quem precisa tomar a terceira dose, a dica é procurar o Cartão de Vacinas para conferir a data da última aplicação, já que o intervalo aumenta. O tempo de espera entre a segunda e terceira dose é de quatro meses, para quem recebeu a CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca. 

Secretaria de Estado da Saúde

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA