Cidades

Goiás tem 38 casos da Ômicron e transmissão comunitária

Publicado

em


A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou, nesta quinta-feira (30), o número de casos confirmados da variante Ômicron do coronavírus. Ao todo, há 38 notificações no território goiano – com 16 novos casos. Os resultados foram obtidos por meio do sequenciamento genômico realizado pela parceria entre a pasta, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

As análises concluídas na quarta-feira (29) revelaram a ocorrência da Ômicron em nove pessoas sem histórico de viagem ou contato com viajantes e um caso de paciente que viajou recentemente para a África. Outros cinco seguem em investigação epidemiológica. Há, ainda, uma notificação de residente de outro Estado.

A partir desse cenário, já é possível considerar a transmissão comunitária da nova variante em alguns municípios – ocorrência de casos sem vínculo a um paciente confirmado, em área definida, não sendo possível rastrear qual a origem da infecção.

Esse é o caso de Aparecida de Goiânia, com 22 casos anteriormente detectados. Considerando a atual situação epidemiológica de transmissão comunitária da Covid-19 em Goiás, independentemente das variantes circulantes, a SES-GO reforça a necessidade da manutenção dos protocolos sanitários.

READ  Prefeitura de Goiânia leva testagem e vacina contra Influenza e Covid-19 às universidades, a partir desta quarta-feira (25/05)

“As medidas não farmacológicas, como uso correto de máscara, distanciamento físico, etiqueta respiratória, correta higienização das mãos e, principalmente, a vacinação completa com dose de reforço”, enumera a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim. Ela destaca ainda que a população deve adotar “todos os cuidados que minimizem o risco de infecção ou disseminação da Covid-19 em suas rotinas”.

Monitoramento
Diante da suspeita de infecção pelo coronavírus, em casos de síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o paciente deve ser orientado imediatamente quanto ao isolamento, com o devido acompanhamento pelos serviços de saúde para confirmação diagnóstica e manejo adequado, bem como o rastreamento para que os contatos sejam isolados.

É importante reforçar que todos os profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado devem notificar e comunicar, imediatamente, os resultados de sequenciamento genômico à vigilância epidemiológica local e ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde de Goiás (Cievs-GO). 

A notificação imediata e oficial de ocorrência da variante de atenção e/ou preocupação (VOC), como é o caso da Ômicron, bem como o envio de relatório ao Cievs estadual deve ser realizada por meio dos canais oficiais de comunicação.

READ  Governo de Goiás vai instalar 564 câmeras de monitoramento

Número acumulado de casos sequenciados da Variante de Atenção e/ou Preocupação (VOC) Ômicron por município, em Goiás. De 6  a 21 de dezembro de 2021.

MUNICÍPIO QUANTIDADE
ANÁPOLIS 2
APARECIDA DE GOIÂNIA 22
BELA VISTA DE GOIÁS 1
CALDAS NOVAS 1
CERES 1
GOIANÉSIA 3
GOIÂNIA 4
INHUMAS 2
SÃO LUIS DE MONTES BELOS 1
OUTROS ESTADOS 1
Total 38

Fonte:Projeto de Sequenciamento Genômico da parceria SES-GO/UFG/PUC-GO; SMS de Aparecida de Goiânia.
 

Foto: Iron Braz

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA