O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), completou 12 meses sem registros de Infecção Primária da Corrente Sanguínea (IPCS) em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.
O marco reforça o compromisso da instituição com a segurança do paciente, a qualidade do atendimento e a excelência dos serviços prestados à população infantil atendida pela unidade.
A IPCS é uma das infecções relacionadas à assistência à saúde que mais exigem vigilância em ambientes hospitalares, especialmente em UTIs, onde os pacientes apresentam maior vulnerabilidade clínica e, com frequência, necessitam de dispositivos invasivos para tratamento.
A ausência de casos por 12 meses consecutivos evidencia a efetividade das medidas preventivas adotadas pela equipe multiprofissional do HCN, em atuação integrada com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Entre os fatores determinantes para o resultado, estão a adesão rigorosa aos protocolos assistenciais, as práticas de higienização das mãos, o manejo adequado de dispositivos invasivos e o monitoramento contínuo de indicadores de qualidade. Além de reduzir riscos e complicações clínicas, a prevenção contribui para uma recuperação mais segura, diminui o tempo de internação e fortalece a confiança das famílias no atendimento.
Para a coordenadora do SCIH do HCN, Rosiane Batista, o desempenho alcançado reflete o comprometimento coletivo dos profissionais envolvidos na assistência. "Celebramos esta importante conquista da UTI Pediátrica com orgulho e gratidão". "Esse resultado reflete a dedicação e o trabalho conjunto de toda a nossa equipe, que mantém rigorosamente as práticas de segurança e os protocolos assistenciais, reforçando o cuidado e o compromisso com a qualidade da assistência prestada aos pacientes", destaca.
O HCN informa que segue investindo em capacitação contínua, monitoramento de indicadores e fortalecimento das práticas de segurança do paciente, reafirmando o compromisso com uma assistência cada vez mais segura, humanizada e de qualidade para a população.
Observação: os dados e as informações desta matéria foram fornecidos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) e são de responsabilidade da instituição.
Fonte: Agência Governo de Goiás


Facebook