menu
Seciju realiza cerimônia de lançamento de livros escritos por custodiados da Unidade Penal de Arraias

Seciju realiza cerimônia de lançamento de livros escritos por custodiados da Unidade Penal de Arraias

Seciju realiza cerimônia de lançamento de livros escritos por custodiados da Unidade Penal de Arraias

"Quando escrevemos esquecemos que estamos na prisão", é um relato de um dos autores para a professora Margareth Oliveira, idealizadora do projeto Quem lê voa sem asas que originou 12 exemplares escritos por custodiados da Unidade Penal de Arraias, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), lançados nessa quinta-feira, 1º, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores do município.

Durante o evento, dois autores participaram de uma roda de conversa aberta a perguntas sobre o processo de escrita durante a construção dos exemplares.

Quem lê voa sem asas

O Projeto faz parte da parceria entre a Seciju e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o intuito de promover o desenvolvimento intelectual e cultural dos custodiados que já participam de leituras para redução de parte da pena por meio do Projeto Ler para Libertar na Unidade Penal.

Para o chefe da Unidade Penal de Arraias, Miller Bispo, a Unidade tem sido destaque no quesito educação e esses projetos contribuem para torná-los alunos dedicados. "Quando a professora trouxe a ideia do Projeto entendi que era uma oportunidade para incentivar a leitura e a escrita deles, além de reforçar os trabalhos ligados à educação", afirmou.

Obras produzidas

Foram lançados 12 livros manuscritos e com capas ilustradas pelos próprios custodiados com escritas que remetem às suas histórias reais, fictícias e poesias com títulos como Aprendizado e Objetivo; O Chamado; Para Quem Tem Fé Nunca Terá Fim; Poemas e Frases Reflexivas; O Caminho é Longo, Mas a Vitória é Certa; entre outros.

O custodiado B.S.O, de 34 anos, autor de uma das obras titulada ‘Como Voltar Para Casa’, afirma que esta é uma oportunidade importante e a realização de um sonho. "Nesse livro eu abordo as maneiras possíveis de voltar para minha casa mesmo estando na situação que me encontro e falo sobre as mudanças internas e a espiritualidade", destacou.

Presentes

A cerimônia de lançamento contou com presenças de autoridades como o advogado Markus Danilo, representando o Juiz Márcio Ricardo; o Promotor de Justiça, João Neumann; o comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Leonardo Amorim; o diretor da Universidade Federal de Arraias, Antonivaldo de Jesus; a diretora Regional de Educação, Ana Lúcia Bispo e representando o jornalista Tião Pinheiro, a professora Larissa Beltrão.

Chefe da Unidade Penal parabenizou os autores durante a cerimônia - Márcia Rosa/Governo do Tocantins

Projeto Quem lê voa sem asas faz parte da parceria entre a Seciju e a Seduc - Márcia Rosa/Governo do Tocantins

Um dos autores participou da roda de conversa sobre o processo de escrita - Márcia Rosa/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook