menu
Seciju inicia processo eleitoral para inscrição da sociedade civil no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

Seciju inicia processo eleitoral para inscrição da sociedade civil no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

Seciju inicia processo eleitoral para inscrição da sociedade civil no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), vai iniciar a partir desta sexta-feira, 20, as inscrições de entidades não-governamentais para composição do Conselho no biênio 2023 a 2025.

Segundo o Edital, as inscrições vão até o dia 24 de fevereiro e os interessados em participar do pleito poderão se inscrever na sala dos conselhos, localizada na Casa dos Direitos Humanos, na Quadra 103 Norte, Alameda Avenida LO -04, Lote 31, Edifício Milton Ayres, CEP 77001-038, em Palmas, ou de forma virtual pelo site da Seciju (https://www.to.gov.br/cidadaniaejustica/conselho-estadual-de-defesa-dos-direitos-humanos-ceddh/3apxs7bu8p6j). 

As entidades também poderão encaminhar a documentação com a data de postagem via Sedex para o mesmo endereço em nome do "Fórum Estadual do CEDDH", ou ainda digitalizada para o e-mail [email protected], até às 14 horas do dia 24 de fevereiro de 2023.

Habilitação

Para se habilitar, a entidade ou organização da sociedade civil deverá comprovar atuação na temática de direitos humanos por, no mínimo, dois anos de funcionamento; e atuar na mobilização, organização, promoção, defesa e em relevantes atividades relacionadas aos direitos humanos.

Quem pode se candidatar

Poderão candidatar-se a uma vaga no CEDDH as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais, os fóruns e as redes de abrangência estadual que desempenhem relevantes atividades relacionadas à defesa dos direitos humanos, desde que cumpridos os requisitos indicados no Edital.

“A participação da sociedade civil no Conselho Estadual de Direitos Humanos é de suma importância para auxiliar o Estado na formulação e aplicação das políticas públicas da área, sendo um espaço de exercício da democracia e da cidadania. Além de ser um direito, é também um dever de acompanhamento e fiscalização. Esperamos a participação da sociedade civil para auxiliar o Governo do Tocantins a continuar aprimorando a consecução dos direitos humanos”, ressaltou a presidente da Comissão Eleitoral, Verônica Salustiano.

Etapas da Eleição

A eleição terá as seguintes etapas: Habilitação; Resultado da Habilitação; Fórum Estadual para a Eleição de Conselheiros da Sociedade Civil do CEDDH; Homologação da Eleição.

Fonte: Governo TO

Facebook