A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), iniciou a abertura de aceiros em parques e áreas verdes da capital como medida preventiva contra incêndios florestais durante o período de estiagem. A primeira frente de trabalho começou no Jardim Botânico de Goiânia, uma das áreas mais afetadas por queimadas na seca, em razão das características da vegetação e da extensão da área de preservação.
Os aceiros são faixas de terreno roçadas e limpas que funcionam como barreiras de contenção, dificultando a propagação do fogo. A técnica é uma das principais estratégias de prevenção e controle de incêndios em ambientes naturais, contribuindo para a proteção da fauna, da flora e das comunidades do entorno.
Além de reduzir o avanço das chamas, os aceiros facilitam o acesso e a atuação das equipes de combate, especialmente do Corpo de Bombeiros, ao criar corredores livres de vegetação seca e materiais combustíveis.
A ação integra o plano preventivo da Amma para o período de estiagem, quando aumenta o número de ocorrências de queimadas em parques da capital. A autarquia mantém caminhões-pipa de prontidão para apoio no combate a focos de incêndio e equipes mobilizadas para atuação conjunta com órgãos municipais e estaduais.
A Amma também promove capacitações contínuas para servidores, visando atuação e resposta rápidas em casos de incêndio. O trabalho inclui ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre práticas que evitam queimadas, como não descartar bitucas de cigarro em áreas verdes e não atear fogo em resíduos ou em vegetação seca em quintais.
Fonte: Prefeitura de Goiânia




Facebook